Alimentação na prevenção do câncer de mama

Falamos muito sobre medidas preventivas contra o câncer de mama no Outubro Rosa, campanha voltada para o combate e prevenção contra essa doença. Mas, o que nem todo mundo sabe é que, além dos exames preventivos que devem ser feitos, uma forma de prevenir o câncer de mama a longo prazo é através de uma alimentação balanceada.

Como sabemos, manter uma alimentação saudável, com alto consumo de proteínas e pouco consumo de açúcar e gordura é a chave para viver melhor e evitar várias doenças, inclusive o câncer.

Mas, quando falamos da alimentação como prevenção contra o câncer de mama não é suficiente dizer apenas “uma alimentação saudável”. Existem grupos de alimentos específicos com nutrientes e propriedades que agem no corpo de forma a prevenir o desenvolvimento da doença. Vale falar dessas substâncias e alimentos específicos.

Antocianinas
As antocianinas são um pigmento natural presente em uma diversidade de frutas e legumes com a coloração vermelha a roxo. Essas substâncias possuem ação antioxidante e evitam a formação de radicais livres no organismo, que são moléculas que prejudicam o DNA das células e proporcionam o desenvolvimento de câncer. Exemplos de frutas ricas em antocianinas são frutas vermelhas e roxas como morango, açaí, framboesa, mirtilo e amora.

Gorduras insaturadas ômega 3
Gorduras insaturadas e ômega 3 são algumas das propriedades nas quais peixes como salmão e atum são ricos. Essas substâncias, além de protegerem a saúde cardiovascular, também previnem a atividade inflamatória do organismo e, consequentemente, o desenvolvimento de câncer.

Capsaicina
A capsaicina é uma substância presente em pimentas vermelhas como chili, dedo-de-moça, malagueta e outras pimentas. É a capsaicina responsável por conferir o sabor picante a essas pimentas. Além disso, é um substância que age na destruição de células com características de malignidade, o que evita o câncer de mama.

Licopeno
O licopeno é um antioxidante que também atua na proteção do material genético celular sobre os radicais livres, o que o torna uma substância importante no consumo para prevenção do câncer de mama.

O tomate é um dos principais alimentos ricos em licopeno, além de possuir também bastante vitamina C, que ajuda na prevenção do organismo contra o desenvolvimento da doença.

Sulforano
Vegetais verde escuros e crucíferos como brócolis, couve flor e repolho, além de conterem fibras, vitaminas e minerais benéficos ao organismo, também possuem compostos como o sulforano, que ajuda a combater a formação de células cancerígenas.

Fitoestrogênios
Os fitoestrogênios são um conjunto de substâncias presentes em leguminosas como soja, ervilha e lentilha, que imitam o hormônio estrogênio produzido pelo ser humano, com a diferença de que os fitoestrogênios possuem a capacidade de diminuir os efeitos negativos do estrogênio em excesso no organismo, contribuindo assim para a prevenção do desenvolvimento do câncer.

Beta caroteno
Uma pesquisa estadunidense estimou que mulheres antes da menopausa que consomem duas porções diárias de cenoura têm 17% menos risco de desenvolver câncer nas mamas. A cenoura é um dos alimentos mais ricos em beta caroteno, uma substância que também protege as células DNA da oxidação, e evita a formação de radicais livres.

O ideal é que todos esses elementos sejam incorporados num cardápio de uma dieta saudável conforme a orientação de um especialista, e que incluí-los na alimentação seja um hábito permanente a fim de se prevenir contra o câncer e ter uma vida mais saudável.

AGENDE UMA CONSULTA