Atenção! Sua saúde digestiva depende de você

Saúde digestiva: O nosso sistema digestivo é formado por um conjunto de órgãos responsáveis pela ingestão e absorção dos elementos nutricionais fundamentais para a nosso organismo.

Além disso, a nossa saúde digestiva exerce uma função essencial quando o assunto é imunidade, pois a mucosa do intestino aloja a maior coleção de células imunes do corpo em atividade em nosso organismo. Porém, essas funções podem ser comprometidas por uma série de doenças. Segundo dados da Organização Mundial de Gastroenterologia, 20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal. Entre essas, 90% não procuram orientação médica, recorrem à automedicação ou não fazem nada para resolver o problema de saúde digestiva.

As doenças e adversidades que mais afetam o sistema digestivo são:

  • Azia: sensação de “queimação” que pode estar no estômago ou subir, passando pelo esôfago e chegando até a garganta.
  • Dispepsia: dor ou desconforto na região do abdômen que pode ser causada por saciedade precoce (sensação de estar cheio logo no início da refeição), ou pela sensação de estar excessivamente cheio após se alimentar.
  • Prisão de ventre: também chamada de constipação, ocorre quando a pessoa tem dificuldades e não consegue expelir fezes por pelo menos 3 dias, ou quando as fezes são duras, dolorosas e difíceis de sair.
  • Diarreia: a diarreia é caracterizada por evacuações líquidas e constantes que exigem urgência e podem causar desidratação.
  • Refluxo: o refluxo gastresofágico ocorre quando o ácido do estômago ou a bile vai para o esôfago, o que causa forte queimação no peito.
  • Gastrite: a gastrite é uma inflamação da mucosa interna do estômago que pode causar dor na barriga, náuseas e vômito.

 

As doenças e condições que afetam o sistema digestivo estão, na maioria das vezes, relacionadas a maus hábitos de vida, que incluem alimentação com excesso de gordura e açúcar, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo.

Por exemplo, no caso da prisão de ventre, a principal causa é baixa ou nenhuma ingestão de fibras e sedentarismo. Já na gastrite, um dos fatores que tendem a causá-la é o excesso de álcool. Quando se trata da dispepsia, alimentos gordurosos tendem a piorar muito os sintomas.

Além dessas doenças citadas, as condições que podem atingir o sistema digestório também são: câncer, doença celíaca, colite, inflamações de intestino.

Portanto, para evitar as doenças do aparelho digestivo, é necessário realizar um acompanhamento regular com médico especialista e não ignorar sintomas recorrentes (mesmo aqueles que não parecem preocupantes, como azias).

Da mesma forma, deve-se priorizar também uma alimentação saudável, com pouca ingestão de açúcar e gordura, aliada à ingestão de bons alimentos que favoreçam a digestão.

Aliás, essa também é um boa forma de contribuir para o processo de tratamento da obesidade, uma vez que excesso de peso também é um fator de risco para várias dessas doenças que acometem o aparelho digestivo.

Por isso, repito: evite ingerir alimentos gordurosos e excessivamente apimentados, por exemplo. Também lembre-se da imprtância de buscar o mais brevemente possível a ajuda de especialistas, principalmente em caso de complicações na sua saúde digestiva.

AGENDE UMA CONSULTA