Benefícios do acompanhamento com nutrólogo no tratamento para depressão e outros transtornos mentais

depressão

Aqui no meu blog eu já falei sobre a importância que os alimentos têm para a manutenção do nosso cérebro e da nossa saúde mental. E também já falei sobre como a depressão e outros transtornos mentais são frequentes em pessoas com obesidade. Porém, hoje, eu gostaria de chamar sua atenção para algo que ainda é pouco dito quando o assunto é tratamento de transtornos psicológicos: a importância de um acompanhamento com um nutrólogo.

As primeiras abordagens de tratamento para uma pessoa diagnosticada com depressão, ansiedade ou outros transtornos mentais costumam ser quase sempre de indicação de uso de medicamentos aliados terapia psicológica. Esses, com certeza, são tratamentos efetivos. Mas, infelizmente, deixam de lado um importante aliado: os cuidados com a alimentação.

Como sabemos, os alimentos têm uma influencia enorme sobre a nossa saúde mental. Estudos feitos com dois grupos de pacientes diagnosticados com depressão demonstraram que, após um período, pacientes que tiveram seus hábitos alimentares mudados, conforme um plano alimentar individualizado apresentaram uma melhora significativa da doença, comparado ao outro grupo, que continuara se alimentando da mesma forma.

Por isso, é necessário reconhecer a importância de uma avaliação sobre o que consumimos. Isso será determinante para que se consiga melhor controle dos sintomas da depressão e da ansiedade e principalmente, para a diminuição dos gatilhos desses transtornos.

Acompanhamento com nutrólogo + tratamento psicológico = melhores resultados

Você pode estar se perguntado: então posso parar com o tratamento psicológico e investir apenas em uma boa alimentação acompanhada pelo médico? A resposta é Não!

Os transtornos mentais são trabalhados de forma multidisciplinar. Isso quer dizer que a pessoa é atendida por vários especialistas, em diferentes áreas, para tratar o problema, porque a doença tem várias causas e vários sintomas. E é nesse sentido que o acompanhamento com nutrólogo deve ser somado!
Como complemento do tratamento para ansiedade e depressão. Os bons resultados aparecem quando o paciente se trata por inteiro, corpo e mente.

Benefícios do acompanhamento com nutrólogo em casos de transtornos mentais

Além dos benefícios já citados, existem vários outros, como por exemplo:

  • A alimentação mais saudável indicada pelo médico poderá dar mais energia e disposição para seguir com o tratamento e com suas atividades habituais, o que, normalmente os pacientes com depressão não têm;
  • As mudanças alimentares é um cuidado benéfico para pacientes com transtornos mentais e que não produz efeitos colaterais, ao contrário de algumas medicações;
  • A pessoa terá benefícios físicos e pode se sentir melhor com sua própria imagem, o que irá contribuir para o tratamento em casos de depressão ou outros transtornos similares;
  • Através de uma alimentação mais equilibrada e da prática de atividades físicas, ela terá uma melhor qualidade de vida e estará estimulando a presença de hormônios ligados a sensação de bem estar no seu organismo.

Alimentação saudável = Prevenção

Além de contribuir muito para o controle de aspectos de transtornos mentais, a alimentação saudável também atua prevenindo o desenvolvimento deles.

Então, quem segue uma boa alimentação, conforme as orientações do nutrólogo, tem menos chances de vir a desenvolver no futuro casos de depressão e ansiedade. E também menos chances de desenvolver formas mais graves desses transtornos. A alimentação saudável, individualizada e orientada, protege o organismo dos prejuízos mais agressivos dessas doenças.

Busque um médico para fazer um acompanhamento e para ter mais informações.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA