Como a alimentação pode ajudar a sua saúde mental

alimentação

Você sofre com algum transtorno de humor, como ansiedade ou depressão?
Se sim, saiba que não está sozinho! Quase 24% da população brasileira tem ansiedade.

Infelizmente, não existe uma única causa ou resposta que explique por que tantos brasileiros sofrem com problemas de saúde mental. Mas sabemos que existe algo que pode influenciar (e muito) no surgimento e agravamento dessas doenças: a má alimentação!

Alimentos X saúde mental

Para entender os impactos da alimentação na nossa saúde mental, precisamos compreender que corpo e mente estão completamente interligados. Ou seja, o que faz mal para um, na maioria das vezes também faz mal para o outro. E isso vale especialmente no que se refere à alimentação. Alimentos que não são bons para a saúde do corpo, também são prejudiciais para a saúde da mente.

Aliás, toda a comida que consumimos influencia no nosso cérebro, em nossa cognição e no emocional. Isso em razão do nosso cérebro utilizar uma parcela da nossa ingestão total de calorias e nutrientes, dos quais necessita para funcionar. Além disso, algumas de suas funções específicas dependem de glicose, ácidos graxos, vitaminas e minerais.

Quando estamos com falta de algum nutriente, não só nosso corpo sofre, mas também a nossa mente. Por exemplo: a falta de vitamina B12 está associada à sensação de fadiga e letargia. Baixos níveis de niacina estão relacionados a quadros de demência. E a ausência de ácido fólico pode influenciar no surgimento da depressão.

Exemplos mais comuns da relação da alimentação com a piora de sintomas de transtornos mentais são o açúcar e a cafeína em excesso que, comprovadamente, pioram os sintomas de ansiedade.

O estilo de alimentação que facilita o surgimento de transtornos mentais

Além da ausência de nutrientes necessários, podemos apontar um estilo de alimentação geral que propicia o desenvolvimento e agravamento de transtornos mentais.

É a mesma alimentação que também facilita o surgimento da obesidade, colesterol alto, hipertensão e várias outras doenças crônicas do corpo. Ou seja, o excesso de comida salgada, ultra processada, gordurosa, frita e açucarada, além do baixo consumo de frutas, verduras e comida fresca.
Quando a pessoa tem uma alimentação baseada no consumo desses alimentos, ela não garante ao seu cérebro as quantidades necessárias de nutrientes e ainda o expõe a uma série de substâncias que pioram as alterações de humor.

Mas, por outro lado, existem formas consistentes, de, através de uma alimentação saudável, aliviar esses sintomas e melhorar o tratamento de doenças psicológicas. Uma alimentação bem orientada pelo médico, com equilíbrio entre vitaminas, minerais, óleos e gorduras, melhora as funções cerebrais, os níveis de energia, a memória e o controle das emoções.

Alimentos que ajudam

Não existe alimento milagroso. O importante é ter uma alimentação saudável no geral. Mas alguns componentes e seus benefícios para a saúde mental já são reconhecidos. Entre eles, o ômega 3, zinco, magnésio, selênio, vitamina D, complexo B, polifenóis e aminoácidos.

O ômega 3, por exemplo, é fundamental para os neurônios, auxiliando no desempenho cognitivo e cerebral, fortificando a mente e contribuindo para o tratamento de enxaqueca, demência e depressão.

Converse com seu médico para saber como pode potencializar sua saúde mental e seu tratamento psicológico através da alimentação.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA