Como a família pode ajudar alguém que está em tratamento para a obesidade

Quem passa por um tratamento, seja qual for a doença, fica feliz em poder contar com uma rede de apoio. E não é diferente no caso do tratamento da obesidade. Mas como, infelizmente, ainda falta reconhecimento da necessidade de tratamento para a obesidade, muitas pessoas não recebem o apoio que precisam, ou quando recebem, é de maneira inadequada.

Por isso este texto veio justamente para te orientar a ajudar da maneira correta quem você ama a se tratar da obesidade.

O que não fazer!

A obesidade é uma doença e cada organismo é único. Sabendo dessas duas coisas você já tem o que é preciso para não fazer comparações desnecessárias entre o corpo de uma pessoa obesa e o corpo de uma pessoa não obesa. Então, por mais que sua intenção seja boa, não sugira para a pessoa que está acima do peso dietas, exercícios ou chás que deram certo para você ou para alguém que você conhece. O que a pessoa com obesidade precisa é de uma avaliação personalizada e individualizada do seu caso. E o que funcionou para você não necessariamente funcionará para ela. Então não diga frases como: “Por que você não faz tal dieta, como eu fiz?”

Além disso, também não fique repetindo frases como: “Você precisa emagrecer!”. Na maioria das vezes a pessoa com obesidade sabe que está acima do peso e que precisa de tratamento, o desafio é justamente como alcançar esse resultado.

Próximo passo: o que fazer para ajudar

Se dizer essas coisas não ajuda, há outras formas muito boas de ajudar alguém com obesidade. A primeira e talvez a mais importante delas é a avaliação com o médico. Ajude a pessoa que está acima do peso a reconhecer que ela precisa de um médico! Procurem juntos por um bom especialista e se puder, se ofereça para acompanhá-la(o) na consulta. Esse é um passo muito importante para o início da mudança de vida da pessoa com obesidade e com certeza sua presença vai incentivá-la a se recordar dos compromissos firmados com o médico.

Outra forma de ajudar é repensando os seus programas e saídas. Se você convive com essa pessoa que tem obesidade, essa é uma ótima hora para vocês começarem a repensar juntos os seus lazeres e refeições. Pois saídas a lanchonetes, fast-food, churrascarias etc., certamente não contribuirão com o tratamento dela. Mas nem por isso vocês precisam abrir mão de desfrutar de uma saborosa refeição juntos. Aproveitem para testar opções de restaurantes mais saudáveis, ou receitas caseiras que sigam as orientações do médico.

E a terceira a última dica é uma das mais legais: pratiquem exercícios físicos juntos!

Para quem nunca praticou atividade física, ou está obeso e precisa começar agora, o início pode ser difícil e as comparações com outras pessoas nos espaços de práticas de atividades como academias são inevitáveis e desestimulantes, mas tudo melhora se você tem um amigo ou alguém com quem contar indo praticar com você. E há muitas opções de atividades físicas que podem ser praticadas juntos, desde caminhadas ao ar livre, a práticas aeróbicas e exercícios na água, basta ajustarem o que dá certo para os dois. E isso certamente fará bem para você também, além da pessoa com obesidade.

O mais importante é o reconhecimento de que a obesidade é uma doença, mas que tem tratamento!

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA