Como fazer o déficit calórico da maneira correta

déficit calórico

Aqui no meu blog, já expliquei o que é o déficit calórico e como através dele é possível emagrecer com saúde, desde que seguido corretamente. Mas, afinal, o que é seguir corretamente? Como alcançar o déficit calórico de forma correta? Quais coisas evitar e no que investir? A mesma fórmula funciona pra todo mundo? Nesse texto, vou te ajudar com algumas dessas dúvidas!

O déficit calórico para cada pessoa

Cada pessoa precisa de um mínimo de energia necessária para realizar as funções mais simples do organismo, como batimentos cardíacos, respiração e etc.. Essa taxa vem de uma parte das calorias que consumimos todos os dias e se chama taxa de metabolismo basal. Portanto, é necessário calcular as calorias para o metabolismo basal e as calorias utilizadas como energia para as outras atividades do dia a dia, para então saber quantas calorias a pessoa deve consumir e gastar diariamente para que consiga atingir o déficit calórico e perder peso.

Para isso, a avaliação com o especialista é fundamental. É ele quem poderá orientar, com base no sexo, altura, peso e rotina diária da pessoa, quantas calorias ela necessita por dia, inclusive para o seu metabolismo basal, e quantas deve gastar a partir de atividades físicas.

Por exemplo: atletas possuem uma necessidade calórica muito superior à de pessoas que desempenham trabalhos mais sedentários. E este é apenas um exemplo de por que cada pessoa deve ser avaliada individualmente para que o déficit calórico ideal seja alcançado.

Erros cometidos por quem busca atingir o déficit calórico

O paciente que busca atingir o déficit calórico, se seguir corretamente as orientações do médico, saberá que não basta que o alimento consumido a cada refeição tenha “poucas calorias”. É preciso também atenção para fatores como:

  • Qualidade dos alimentos consumidos: deve-se sempre buscar consumir alimentos saudáveis e frescos que deem a quantidade suficiente de nutrientes ao organismo;
  • Quantidade de comida ingerida: é preciso tratar e evitar os excessos, para que se consiga fazer todas as refeições bem e atingir o déficit calórico;
  • Preparo: a maneira como o alimento é preparado pode aumentar suas calorias e torná-lo mais prejudicial à saúde. Por exemplo, quando se adiciona muito sal, açúcar ou óleo nesses alimentos. Prepará-los de maneira fresca, natural, grelhada, ou com o mínimo possível de condimentos é o mais correto;
  • Não banir grupos alimentares da dieta: não se deve banir grupos alimentares da dieta por conta própria com o objetivo de alcançar o déficit calórico. É preciso consumir, conforme a orientação do médico, porções adequadas de alimentos que sejam proteínas, carboidratos, oleaginosas, gorduras saudáveis e outros. Pois isso garantirá a energia necessária para o organismo.

Além disso, mesmo comendo de todos os grupos alimentares, isso não significa que você deve consumir as opções mais calóricas. Por exemplo, entre os carboidratos, existem os simples, que possuem maior valor glicêmico e calórico (como pães, massas, bolos, bolachas e alimentos de farinha refinada) e os complexos, que são melhores opções para quem quer carboidratos menos calóricos e mais saudáveis. Entre eles estão: integrais, sementes, batata doce, aveia e mandioca.

Com a orientação do médico e um plano individualizado, é possível alcançar o déficit calórico ideal para você.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA