Como saber se eu tenho intolerância alimentar?

intolerância alimentar

Intolerância alimentar é um termo que se tornou muito mais popular recentemente e um desconforto com o qual muitas pessoas precisam lidar. No entanto, muitos ainda confundem e tem dúvidas sobre isso que vamos falar.

Alergia alimentar X intolerância alimentar

Confundir intolerância com alergia alimentar é algo muito comum. A diferença é que na alergia o nosso sistema imunológico responde imediatamente ao alimento como se ele fosse um agente agressor, causando sintomas generalizados. A intolerância, por outro lado, é uma reação na qual o alimento não é digerido corretamente e, por isso, os sintomas são principalmente gastrointestinais.

Uma das etapas necessárias para digerir um alimento é a absorção dos nutrientes encontrados nos alimentos ingeridos. No caso da intolerância, o organismo tem incapacidade ou dificuldade em absorver esses nutrientes, o que resulta em extremo desconforto, com vários sintomas associados.

A alergia alimentar costuma se manifestar logo nas primeiras fases da vida, na infância e adolescência ou quando a pessoa ainda é bem jovem. Já a intolerância alimentar pode surgir em qualquer fase da vida e, inclusive, conforme a pessoa envelhece. Observa-se até uma certa tendência da intolerância alimentar em pessoas mais velhas, pois com a idade a digestão se torna mais lenta e o corpo diminui sua produção de enzimas utilizadas na decomposição dos alimentos. Com isso, há uma dificuldade no processo de absorção de alguns nutrientes e o organismo retém a substância, que fica acumulada no estômago.

Sintomas da intolerância alimentar

Seja qual for o alimento causador da intolerância, como a dificuldade de processar os nutrientes é a causadora do desconforto, os sintomas costumam ser muito parecidos, e de ordem gastrointestinal, como já citado.

Entre os mais comuns estão:

  • diarreia ou prisão de ventre (ás vezes alternância entre os dois;
  • barriga inchada;
  • gases;
  • enjoo;
  • vômito;
  • dor abdominal – cólicas intestinais;
  • retenção de líquidos e dificuldade para emagrecer.

Alimentos que causam a intolerância alimentar

A intolerância alimentar é muito mais comum que alergia alimentar e pode se desenvolver a partir de alimentos presentes no nosso consumo diário. É longa a lista de alimentos que podem não ser digeridos corretamente pelo corpo e essa condição varia de pessoa para pessoa. Hoje, algumas das mais conhecidas são a intolerância a lactose e intolerância ao glúten (proteína presente em farinha, trigo, etc.). Mas diversos outros alimentos podem causas os sintomas de intolerância, como por exemplo:

  • Amendoim;
  • Ovo;
  • Abacaxi;
  • Frutos do mar, peixes e crustáceos;
  • Gãos, arroz, aveia, centeio, glúten e milho;

Diagnóstico e tratamento

Para confirmar o diagnóstico de intolerância alimentar é feito um teste de Intolerância Alimentar mediada por IgG (através de exame de sangue), capazes de identificar de 50 a 200 tipos de substâncias que podem ser a causadora da intolerância.

E o tratamento é basicamente identificar o alimento que causa a intolerância e retirá-lo da dieta, mas na prática isso exige bastante reeducação alimentar por parte do paciente e orientação do especialista. Algumas das substâncias causadoras de intolerância estão “escondidas” em alimentos que não imaginamos. É preciso repensar a alimentação, considerando como substituir os nutrientes que não serão mais adquiridos através daquele alimento. Também há as famosas enzimas que podem ser tomadas antes de se consumir o alimento causador de intolerância, mas é preciso que o paciente saiba dos prós e contras da enzima, se ele pode consumi-la e quantas vezes na semana, dentre outros detalhes que devem ser conversados com o médico.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA