Como tratar o pré-diabetes e evitar que ele evolua para um quadro de diabetes?

diabetes

O pré-diabetes é uma condição sobre a qual as pessoas ainda possuem muitas dúvidas: afinal, ele é ou não um diagnóstico positivo para diabetes?

A melhor resposta para essa pergunta é: ainda não. O pré-diabetes é uma fase que antecede o diabetes em si. Nela, o paciente tem níveis elevados de glicose (entre 100 e 125 mg/dl) mas que ainda não são altos o suficiente para serem classificados como diabetes.

Essa fase pode durar de 3 a 5 anos e não apresenta sintoma algum. Portanto, só é possível saber se tem pré-diabetes através de um exame de sangue. Além desses, o principal aspecto que diferencia o pré-diabetes do diabetes em si é que ele é uma condição reversível.

O principal risco associado ao pré-diabetes é sua eventual progressão para um quadro estabelecido de diabetes. Isso é evitável desde que a pessoa faça um tratamento e seja orientada adequadamente sobre como baixar seus níveis glicêmicos.

Por não apresentar sintomas, nem sempre o pré-diabetes é diagnosticado. Mas, descobri-lo o quanto antes e tomar as medidas necessárias para revertê-lo é a chave para conter o avanço da doença para um diabetes.

Causas
As principais causas para o surgimento do pré-diabetes são:

  • ganho de peso;
  • tendência família e genética.

Com o ganho de peso, aumenta também a produção de insulina pelo pâncreas, o que faz o corpo criar uma resistência à ação desse hormônio e os níveis de açúcar se tornarem desregulados.

Como evitar a progressão do diabetes

Como citei, assim que diagnosticado com pré-diabetes, a melhor forma do paciente evitar a progressão da doença para o diabetes é adotando ações necessárias para baixar seus níveis de açúcar no sangue.

As melhores formas de fazer isso são através de:

  • Uma alimentação controlada e balanceada, planejada (por um especialista) para reduzir os níveis de glicemia;
  • Prática regular de atividade físicas;
  • Medição regular dos níveis de glicose.

O paciente deve, de preferência, diminuir a ingestão de carboidratos, gorduras, açúcar e sal, e priorizar o consumo de fibras e proteínas, como carnes magras, arroz integral, vegetais de folha escura e feijão. Isso o ajudará a regular os níveis de açúcar sanguíneos.

Já a prática regular de atividade física “retira” o açúcar em excesso no sangue para usá-lo como fonte de energia durante realização do exercício.

E a medição regular dos níveis de glicose é importante para averiguar se os níveis de açúcar estão dentro do que é necessário ou se houve redução ou progressão para diabetes, que vai exigir uma revisão no tratamento.

Os níveis de açúcar no sangue podem voltar ao normal durante o período pré-diabético se a pessoa seguir todas as recomendações necessárias. Assim, ela sairá do estado pré-diabético. Mas é importantíssimo manter um estilo de vida saudável mesmo após ter revertido o quadro, a fim de que os níveis de açúcar não tornem a subir.

Se o paciente possui outro fator de risco além do ganho de peso, ou se descobre o pré-diabetes muito tardiamente ou não segue as recomendações necessárias para baixá-lo, ela corre o risco grande de vir a desenvolver um diabetes estabelecido. Por isso, é muito importante:

  • Descobrir o pré-diabetes cedo;
  • Levar a sério o diagnóstico, buscando revertê-lo e;
  • Consultar um especialista.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA