Evite esses alimentos para ter uma menopausa mais tranquila

Evite esses alimentos para ter uma menopausa mais tranquila

Como sabemos, o período da menopausa, caracterizado pelo término da menstruação, costuma ser uma fase bastante desagradável. A queda no hormônio estrogênio provoca vários sintomas adversos, como ganho de peso, insônia, pele seca, perda da libido e, um dos mais incômodos, as ondas de calor conhecidas como “fogachos”.
O tratamento para as perdas ocorridas na menopausa e seus sintomas consiste na reposição hormonal que deve ser orientada por médico.
Porém, com o intuito de amenizar e não piorar esses sintomas a mulher pode – e deve – evitar certos alimentos e hábitos.
Como tudo o que comemos reflete em nosso corpo, alguns alimentos tendem a piorar os sintomas da menopausa ou aumentá-los, como por exemplo:

Bebidas com cafeína e estimulantes:

chás pretos, refrigerantes e o cafezinho devem ser evitados, principalmente se a mulher sofre muito com ondas de calor. Além de piorar os fogachos, a cafeína também agrava a insônia.

Excesso de sódio:

o excesso de sódio é fruto não só de altas quantidades de sal na comida, mas também de uma alimentação repleta de produtos enlatados e embutidos. Esses alimentos, além de provocar hipertensão, estimulam a retenção de líquidos (inchaço), o que dificulta ainda mais a perda de peso nessa fase. Para diminuir a ingestão de sódio, além de controlar o sal, opte também por molhos caseiros e evite produtos embutidos como salsichas, mortadelas, presuntos e outros do gênero.

Alimentos com hidratos de carbono refinados:

são basicamente as farinhas brancas e alimentos como arroz branco, e pães e massas brancos em geral. Por serem hidratos de carbono refinados, eles contribuírem para o aumento de peso. E podem também afetar o humor, reforçando aspectos de irritação e mau humor comuns na menopausa.

Alimentos acidificantes:

alimentos acidificantes são principalmente refrigerantes, adoçantes artificiais e carnes em geral (principalmente de boi e porco). Esses alimentos possuem pH ácido, o que causa um processo de enfraquecimento dos ossos. E, na menopausa, as mulheres já ficam vulneráveis à perda de massa óssea por causa da queda na produção de estrogênio. Por isso, alimentos que pioram ainda mais esse enfraquecimento devem ser evitados.

Açúcar:

nem todo mundo sabe, mas a menopausa favorece o surgimento de uma condição bastante incômoda: a candidíase. Isso ocorre porque durante a menopausa há um aumento do Ph vaginal, desequilíbrio da flora microbiana vaginal, desequilíbrio hormonal e ressecamento vaginal. Tudo isso propicia a candidíase. E essa infecção genital é bastante agravada pelo excesso no consumo de açúcares e carboidratos, pois as células do fungo causador da candidíase necessitam de glicose para se proliferarem. Por isso, para evitar as candidíase, que pode aparecer com a menopausa, deve-se diminuir a o consumo de açúcares.
vite esses alimentos para ter uma menopausa mais tranquila

Como podemos notar, o que deve ser evitado na menopausa, na verdade, é o praticamente o mesmo que deve ser evitado em nossa alimentação em todas as fases da vida. Alimentos devem ser priorizados pelos seus nutrientes e não pelo seu sabor, sob o risco de com o tempo condicionarem nosso corpo a sintomas adversos em vários aspectos.
Porém, sabemos também que nem sempre é assim, principalmente quando se passa por períodos de estresse, como o da menopausa, algumas comidas passam a ser fonte de conforto e prazer.
Por isso, busque nessa fase outras coisas que te ajudem a aliviar o estresse e a tensão, há muitas opções que podem melhorar esses sintomas e que explorarei em outros textos. Mas o principal é não deixar sua saúde de lado. A menopausa é sim um ciclo natural, mas que merece cuidado e não pode ser negligenciado por você.
Busque especialistas para te orientarem durante esse processo.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA

Abrir Chat
Olá. posso ajudar?
Olá,
Posso ajudar?