Exercícios que podem te ajudar a equilibrar o colesterol

Exercícios que podem te ajudar a equilibrar o colesterol

Quem sofre com altos níveis de colesterol e tem que iniciar práticas e tratamentos para manter os níveis dessa gordura sob controle precisa saber que só uma boa alimentação talvez não seja o suficiente: é necessário também adquirir uma rotina de exercícios físicos.
Os benefícios da atividade física são inúmeros, como sabemos. Em se tratando do controle do colesterol, ela ajuda porque estimula a produção de enzimas, como a lipase. Isso impede o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.
Além disso, essas práticas aumentam o HDL, o colesterol “bom”, que nos protege de doenças coronarianas. E diminui o LDL, o colesterol “ruim”.
Nesse sentido, os melhores exercícios físicos para baixar os níveis de colesterol ruim são os aeróbicos. Esses estimulam a prática de movimentos prolongados, o que promove a oxigenação dos músculos e consequentemente acelera o batimento cardíaco.

Tipos de exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são separados em dois grupos:
O primeiro grupo são de atividades intensas e constantes que geram uma resposta regular da frequência cardíaca. São exercícios que contribuem com o propósito de adquirir condicionamento físico, aumentam o consumo energético por minuto e podem ser praticados constantemente. Entres eles: corridas, ciclismo, natação, caminhada e dança aeróbica.
O segundo grupo é composto por atividades nas quais não há uma regularidade e inclui esportes de jogos coletivos, como futebol, tênis e basquete.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é iniciar a prática de exercícios aeróbicos com 30 minutos ao dia, de 5 a 7 dias na semana. Preferencialmente, com um profissional de Educação Física que possa orientar em relação à intensidade dessas atividades.
Além disso, estudos vêm demonstrando que exercícios de moderada intensidade são mais eficientes para quem tem o objetivo de controlar níveis de colesterol do que exercícios de alta intensidade.
Por isso, o exercício físico regular e moderado é o mais indicado. Além de ser mais fácil de manter a longo prazo, ele promove a redução do risco de doenças cardiovasculares.
Qual é o melhor exercício?
Quando o objetivo é equilibrar o colesterol, não podemos dizer que um exercício será melhor que o outro. Basta o paciente escolher aquele que melhor funciona para ele. Por isso, destaquei alguns exemplos e suas principais características e benefícios.

  • Natação
    A natação é um esporte completo que atua muito bem para reduzir os níveis de LDL, além de trabalhar grande parte da musculatura e articulação e não ter impactos.
  • Caminhada
    A caminhada é simples e acessível e por isso bastante preferida. Para alcançar bons resultados no controle do colesterol através dela é necessário praticá-la com regularidade.
  • Bicicleta
    Pedalar ajuda a fortalecer o coração, diminui as taxas de colesterol e triglicérides no sangue. E é ótimo para ampliar o condicionamento físico e a resistência.
  • Ginástica
    A ginástica aeróbica é eficaz para aumentar o HDL, mas preferencialmente não deve ser a única atividade. Podendo ser intercalada com caminhadas, corrida ou natação para obter melhores resultados.

Ao aderir a algum desses exercícios com o objetivo de melhorar seus níveis de colesterol, consulte antes seu médico. Converse também com um especialista sobre mudanças em sua dieta que poderão contribuir para o controle dos lipídeos. Assim, seu tratamento será fundamentado, orientado e completo.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA