A alimentação é uma aliada na hora de vencer o cigarro

fumar

Parar de fumar nunca será uma ação fácil. Seria ótimo se existisse uma fórmula mágica que ajudasse a abandonar esse vício, mas como ainda não existe, podemos buscar ajuda através dos recursos que temos.

E um desses recursos, que auxiliam muito no processo de abandono do cigarro, é a mudança de hábitos alimentares.

Estudos indicaram que alguns alimentos podem ajudar quem está tentando parar de fumar, alguns porque deixam o sabor do cigarro menos agradável e reduzem a vontade de fumar e outros porque ajudam o corpo a se desintoxicar dos efeitos do tabagismo.

Alimentos que ajudam a diminuir a vontade de fumar
Quem é fumante certamente já deve ter dito algo como: “isto não combina com cigarro” para algum alimento. Pois são esses alimentos que vão ajudá-lo quando o assunto é deixar de fumar. Cada pessoa deve avaliar individualmente comidas e bebidas que atuam melhor para ela diminuindo seu desejo de fumar, mas alguns alimentos que no geral funcionam para a maioria das pessoas são:

Leite e laticínios- Bebidas geladas e lácteas possuem uma forte influência sobre o gosto do cigarro que a maioria das pessoas percebe como deixando-o menos saboroso.

Frutas e vegetais- O cigarro provoca perda de nutrientes em nosso corpo, por isso é necessário compensá-la através de alimentos riscos em vitaminas. Uma das principais vitaminas que o corpo perde com o tabagismo é a vitamina C. Ao sentir essa perda, o corpo tende a buscar os nutrientes em falta na nicotina, o que acentua a dependência do cigarro. Por isso, quem está parando de fumar deve apostar muito no consumo de laranja e outros frutas fontes de vitamina C, essa reposição ajudará a diminuir a abstinência.

Água – A água é muito importante nesse processo de abandono do fumo. Ela ajuda fazendo com que o gosto do cigarro fique pior, acalma o organismo e o desintoxica das substâncias do tabaco. Além disso, beber bastante água também alivia a irritabilidade causada pela abstinência do fumo.

Alimentos que aumentam o desejo de fumar
Se existem alimentos que alteram o sabor do cigarro para pior, o contrário também existe. É importante a pessoa reconhecer situações e alimentos que mais estimulam seu desejo pelo cigarro e evitá-los. Alguns exemplos de alimentos e bebidas que aumentam o desejo pelo cigarro são:

  • Álcool;
  • Carne;
  • Café e derivados;
  • Refrigerantes com cafeína.

Consumir chás calmantes como de camomila e erva doce são boas opções para substituir essas bebidas, assim como sucos naturais.

A maioria das pessoas que param com o cigarro tendem a apresentar ganho de peso. Isso acontece tanto por causa das mudanças metabólicas quanto pela maior ingestão de calorias para compensação da abstinência. Por isso, uma dieta balanceada nesse período é tão essencial. O ideal é que o ex-fumante seja orientado por um nutrólogo e que alie os novos hábitos alimentares à prática de exercícios físicos e à necessidade de tratamento medicamentoso, como bupropiona e adesivos de nicotina, por exemplo.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA