Hábitos que sabotam e atrapalham sua reeducação alimentar e emagrecimento saudável

reeducação alimentar

Se a fórmula para o emagrecimento fosse simples, não haveria tantas dúvidas ainda sobre esse assunto. É por que não é! A obesidade e o sobrepeso são doenças. Os hábitos alimentares ruins estão, infelizmente, bastante consolidados na sociedade e praticar uma reeducação alimentar exige uma desconstrução gradual por parte da pessoa.

O primeiro passo, e o mais importante, obviamente, é decidir-se pela reeducação alimentar da forma correta! Erros podem ser cometidos ao longo desse processo e tudo bem! O mais importante é não desistir. Mas para te ajudar, hoje eu destaquei nesse blog alguns dos erros mais comuns em quem busca o emagrecimento através da reeducação alimentar, para que você busque evitá-los!

1 Dormir pouco

O nosso sono está intimamente ligado à alimentação e quando não dormimos bem, não só o nosso sistema imunológico e reparação muscular sofrem, mas todo o nosso organismo se torna um pouco menos saudável. Dormir mal aumenta a vontade de comer e, automaticamente, tendemos a descontar essa vontade em alimentos hipercalóricos que oferecem gorduras e calorias mais “rápidas”

Conforme alguns estudos, há um aumento visível da obesidade entre pessoas que dormem mal ou pouco.

2 Falta de rotina e organização

Talvez comprar seus alimentos, prepará-los ou até pensar no que vai comer amanhã ou durante a semana seja para você uma atividade considerada desgastante. Mas essa organização rotineira é muito importante para o processo de reeducação alimentar e emagrecimento, porque evita o obstáculo da imprevisibilidade.

Afinal, se você ainda não sabe o que vai almoçar no trabalho e deixa para decidir isso na hora, é muito mais fácil acabar saciando sua fome na hora com um salgado frito do que fazer uma refeição completa, fresca e nutritiva, como deveria.

3 Comer enquanto trabalha/ estuda/ lê/ mexe no celular

A refeição exige nossa atenção plena e isso não é só uma recomendação de etiqueta: quando comemos distraídos com outras atividades estamos muito mais propensos a continuar comendo mesmo depois de satisfeitos, pois o cérebro, que está realizando duas atividades ao mesmo tempo, “esquece” da sensação de saciedade e você continua comendo automaticamente.

O ideal é sempre mantermos nossa atenção plena na mastigação, nas quantidades, nos sabores e em cada alimento na nossa mesa. Aliás, mastigar rápido ou pouco é um outro fator que sabota o emagrecimento e a reeducação alimentar.

4 Não beber água o suficiente

A hidratação é sempre fundamental, ainda mais quando o objetivo é a reeducação alimentar e a perda de peso. Uma pessoa que bebe bastante água ao longo do dia, evita ceder a refrigerantes fora de horário e também sabe distinguir bem quando está com fome de verdade ou apenas sede. Além disso, a água transporta nutrientes e substâncias essenciais pelo organismo e participa da eliminação de substâncias tóxicas do nosso corpo. Então, consumí-la em quantidades ideais é fundamental.

5 Não aliar a atividades físicas!

A reeducação alimentar é fundamental! É ela a principal chave para alcançar um peso saudável. Mas ela não vai trazer todos os benefícios esperados ao corpo se a pessoa continuar sedentária. É preciso aliar os hábitos alimentares às atividades físicas, não só para “queimar mais calorias”, mas também para potencializar a saúde do corpo, diminuir a ansiedade por determinados alimentos e compreender melhor nossas necessidades energéticas.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA