Má alimentação é a principal causa de prisão de ventre

prisão de ventre

A prisão de ventre, também chamada de intestino preso ou constipação é uma condição comum, que afeta muitas pessoas, mas que pode causar sério prejuízo ao bem-estar e à saúde.

Algumas vezes esses termos como constipação e prisão de ventre são utilizados para designar doenças específicas que afetam o intestino e a digestão. Mas, de modo geral, dizemos que uma pessoa é constipada quando ela:

  • Vai ao banheiro com uma frequência menor que o normal (pelo menos três vezes na semana);
  • Tem dificuldade para evacuar e necessidade de fazer força;
  • Sente dor para evacuar;
  • Tem sensação de barriga pesada;
  • Não consegue evacuar completamente;
  • Causas da prisão de ventre.

Em 85% dos casos a causa da prisão de ventre é a má alimentação. Pois, obviamente, o nosso bolo fecal é formado pelo que comemos e por isso é necessária uma alimentação que contribua para a formação desse bolo fecal e para sua eliminação.

Necessidade de fibras e água

Para que não soframos com prisão de ventre, devemos apostar nas fibras e na água.

O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. As fibras são as partes dos alimentos que o organismo não consegue digerir. Elas são empurradas ao longo do sistema digestório e funcionam como vassouras, que levam outras partes do bolo fecal junto com elas.

Já a água é outro elemento super necessário nesse processo. Quando não bebemos água suficiente para o corpo, ele precisa compensar essa necessidade de água através do intestino grosso, que absorve a água que está nas fezes. Isso reduz e resseca o bolo fecal, dificultando sua eliminação.

Alimentos que ajudam no funcionamento do intestino são frutas com efeito laxante, como mamão e ameixa. Outros, cheios de fibras, como linhaça e abóbora, também colaboram!

O que piora a prisão de ventre

Assim como a água e as fibras ajudam, outros alimentos podem piorar o funcionamento do intestino e a prisão de ventre. É o caso das bebidas e alimentos ricos em açúcares, que prejudicam a atuação das bactérias benéficas do intestino e favorecem a proliferação de bactérias “perigosas”. Já aqueles alimentos que são basicamente constituídos de farinha refinada e gordura, não possuem as fibras e vitaminas necessárias para os movimentos de contração intestinal e, ainda, ajudam na formação de gases e sensação de estufamento.

Alimentos como frituras, massas, doces e refrigerantes lideram a lista dos mais prejudiciais ao intestino. Fast Food é um prato cheio para prisão de ventre! Outros que também irritam bastante o intestino e devem ser moderados são álcool e café.

A falta de atividade física, o sedentarismo, é outro fator que também piora a constipação, pois a movimentação do nosso corpo estimula os movimentos peristálticos do intestino. E nós precisamos desses movimentos peristálticos! Eles são basicamente a contração dos músculos lisos encontrados no nosso intestino, que empurram o bolo fecal e garantem que ele seja eliminado do corpo.

Por isso, a receita para combater a prisão de ventre é aquela mesma que vale para tantos outros problemas: alimentação saudável, pobre em gordura e atividade física!

Mas se o problema persistir, um médico especialista deve ser consultado!

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA