Menopausa: tudo o que você precisa saber

Numa resolução simples, a menopausa nada mais é do que a última menstruação da mulher, quando as funções ovarianas diminuem e os ciclos menstruais da mulher se tornam irregulares até, por fim, cessarem. Porém, na prática e no dia a dia, sem o devido acompanhamento e entendimento, esse se torna um período difícil e muito frustrante de se passar.
Isso por que, entre a fase reprodutiva e a fase pós-menopausa, o organismo feminino passa por um período de transição chamado climatério. É durante esse período precisamente em que os ovários gradualmente param de produzir estrogênio e progesterona e por isso o corpo da mulher sofre diversas mudanças difíceis de lidar. Algumas delas e as mais relatadas são as ondas de calor, alterações no sono, irritabilidade, depressão, indisposição, perda da elasticidade da pele e diminuição da densidade óssea. Além disso, o padrão do corpo feminino muda durante essa fase, e ela tende a adquirir um acúmulo de gordura na região abdominal.
Isso acontece por que, diferentemente do que ocorre com o estrogênio e progesterona, a produção de testosterona não decai, e isso passa a interferir na constituição do corpo feminino, trazendo algumas características do corpo masculino, como pelos no rosto e tendência à gordura localizada no abdômen.
A fase de pré-menopausa em que se começa a notar irregularidades no ciclo menstrual, mas sem sintomas, pode durar alguns anos. Já o climatério em si, quando sintomas começam a aparecer, ocorre mais perto da menopausa, que só é confirmada quando se completa um ano sem menstruar.

Osteoporose e Menopausa.

Como já citado, durante a menopausa, o mal-estar e complicações que a mulher vem a sentir são decorrentes da parada dos ovários e da deficiência de estrogênio. No caso específico da osteoporose, o que ocorre é que o estrogênio atua como um “transportador” que leva o cálcio até os ossos. O cálcio atua mantendo a massa óssea e fortificando o osso. Se não há estrogênio, o cálcio não chega de maneira eficiente aos ossos, o que causa uma diminuição da densidade óssea. Se a mulher já tem predisposição, esse quadro pode evoluir para uma osteoporose.
A osteoporose é uma doença metabólica e sistêmica, que, portanto, atinge todos os ossos, deixando-os mais porosos e mais propensos a fraturas espontâneas. Como o principal fator que faz as mulheres pós-menopausa serem as mais acometidas pela osteoporose é a ausência de estrogênio. Apenas tomar cálcio não ajuda muito a recuperar a massa dos ossos. Aliar o consumo do nutriente ao bom tratamento de reposição hormonal tende a apresentar resultados melhores.
Além da terapia hormonal, a mulher pode adotar uma dieta rica em Fitoestrogênios, que vai ajudá-la a balancear os níveis de estrogênio e aliviar os sintomas e consequências da menopausa.
Os fitoestrogênios podem ser encontrados em sementes de linhaça, soja, sementes de gergelim, húmus, alho, alfafa, pistache, sementes de girassol, ameixas e amêndoas.
Durante essa fase é normal a mulher sentir alterações de humor, tristeza ou ansiedade, por isso os alimentos ricos em triptofano também ajudam a passar melhor pela menopausa.
O triptofano é um aminoácido essencial que não é sintetizado pelo organismo e que participa da produção de serotonina, melatonina e niacina, ajudando a melhorar o ânimo e aumentando a sensação de prazer e bem-estar. Ele pode ser encontrado em alimentos como banana, brócolis, nozes, castanha, amêndoas.

Menopausa Precoce

A menopausa precoce se dá quando há um envelhecimento prematuro dos ovários da mulher. Se os ovários param de liberar óvulos antes dos 40 anos, é considerado menopausa precoce. Essa condição é um problema principalmente para mulheres em idade fértil que ainda desejam ter filhos. Isso ocorre quando a mulher nasce com uma quantidade menor do que o normal de folículos ovarianos, ou quando, por algum motivo, seus folículos são consumidos mais rápido que o normal.
Segundo estimativas, 0,1% das mulheres entram em menopausa antes dos 30 anos, 0,25% antes dos 35 anos e 1,0% antes dos 40 anos. Uma das causas mais comuns que levam à menopausa precoce é o contato com drogas e toxinas ao longo da vida. Mulheres que fizeram tratamento a base de quimioterapia e radioterapia, por exemplo, tem mais chances de desenvolver essa condição. Assim como aquelas que tiveram contanto com altas doses de pesticidas. O cigarro também é um fator de risco para a menopausa precoce. Em média, mulheres fumantes entram na menopausa 2 anos mais cedo do que as não fumantes.
Histórico na família de menopausa precoce também é um sinal de alerta para uma maior possibilidade de desenvolver essa condição. Os sintomas da menopausa precoce são praticamente os mesmos da menopausa que ocorre no tempo previsto e incluem; irregularidade nos ciclos menstruais, instabilidade emocional, ondas de calor repentinas (também conhecidas como “fogachos”), secura vaginal e perda da libido. Se a mulher perceber esses sintomas ocorrendo com frequência, deve procurar auxílio médico, mesmo que ainda não esteja na idade em que é comum o surgimento da menopausa.

Atenção para as doenças cardiovasculares.

Além de todas as suas funções no metabolismo, nos ossos e durante a gravidez, outro importante papel que o estrogênio desempenha no corpo é o de proteção contra a formação e acúmulo de placas que obstruem os vasos sanguíneos, fator que causa doenças como infarto e AVC. Por isso, diante da perda de estrogênio sofrida, a mulher na menopausa está duas vezes mais propícia à apresentar quadros de doenças cardiovasculares.
Portanto, para passar por essa fase com bem-estar e qualidade de vida, é essencial que a mulher faça um tratamento baseado em terapias de reposição hormonais, que são muito eficientes no alívio dos sintomas e que podem evitar outras complicações. As terapias devem ser indicadas pelo médico de acordo com o que for melhor para a paciente. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e acompanhamento do climatério e menopausa, maiores chances de passar esse período com saúde e tranquilidade.