O que fazer para aliviar os sintomas da menopausa?

Em texto recente, expliquei que durante a menopausa evitar alguns alimentos pode ajudar bastante a diminuir a intensidade dos sintomas característicos dessa fase. Mas será que só isso é o bastante para não sofrer mais com as ondas de calor, insônia, mau humor e outros? Não exatamente.

Sintomas da menopausa

O tratamento de reposição hormonal com indicação médica é a maneira mais eficaz de controlar os sintomas. Mas, junto a ele, você pode aliar alguns hábitos e priorizar alimentos que vão ajudar no seu bem estar nesse período.

Alimentação

Uma boa alimentação na menopausa deve priorizar alimentos naturais.
Um bom exemplo é a soja e seus derivados. Ela é rica em isoflavonas, substância que age no organismo de forma muito semelhante ao estrogênio que a mulher perde durante a menopausa. Por isso, ela é considerada uma “reposição hormonal natural”. Uma dieta balanceada com as quantidades necessárias de soja ou derivados diminui a intensidade dos calores, excesso de suor e distúrbios do sono, além de prevenir a osteoporose.
Outro exemplo são os alimentos ricos em triptofano. O triptofano é um aminoácido essencial que ajuda no processo de produção da serotonina (hormônio que atua regulando o sono, o humor, e outras funções cognitivas). A diminuição do estrogênio causada pela menopausa afeta também a produção de serotonina no organismo, gerando o sentimento depressivo. Por isso, deve-se apostar em alimentos ricos em triptofano, pois eles irão contribuir para a manutenção dos níveis de serotonina e preservar seu humor e bem estar mental. Exemplos de alimentos fontes de triptofano são: queijo, amendoim e castanha.
Alimentos ricos em cálcio e magnésio, que vão ajudar a amenizar o enfraquecimento da massa óssea que ocorre na menopausa, também são uma boa opção. O leite e seus derivados – de preferência os desnatados – são as fontes mais conhecidas desses elementos.

Chás

Chás caseiros não são tratamentos, mas podem ser ótimos auxiliares quando alguns sintomas da menopausa se tornam extremamente incômodos.
O chá branco, por exemplo, possui ação antioxidante que potencializa o funcionamento do fígado e ajuda a a eliminar toxinas.
Já o chá de erva cidreira pode diminuir a ansiedade e a insônia e alguns sintomas como cólicas intestinais e flatulência.

Hidratação

Hidratar-se bem durante a menopausa é fundamental, pois essa fase propicia o ressecamento mais intenso da pele e cabelos. Para manter-se hidratada é necessário tomar pelo menos 2 a 3 litros de água todos os dias.

Exercícios Físicos

Praticar exercícios físicos com regularidade é importante em todas as fases da vida, mas especialmente na menopausa, pois essas atividades liberam endorfina na corrente sanguínea, o que colabora para a sensação de prazer e de bem-estar, tanto físico quanto emocional. Dê preferência a exercícios aeróbicos.

Procurando ajuda médica

Não é redundância dizer que nada disso substitui a orientação médica. Pois, apesar de a menopausa ser um ciclo comum a todas as mulheres, cada mulher é única, cada organismo é único e cada uma reagirá de uma maneira a esse período.
Por isso, quando perceber algum sintoma da peri-menopausa (período que antecede o fim da menstruação), busque auxílio de um endocrinologista.