O que você deve saber antes de começar a praticar um exercício físico.

Quem tem obesidade sabe que uma das principais recomendações para tratar o excesso de peso é adotar a prática de atividades físicas de forma contínua. O problema é quando a pessoa decide fazer isso sozinha e por conta própria.

Por que consultar um médico antes de iniciar uma prática de atividade física

Pessoas sedentárias nunca devem iniciar atividades físicas sem avaliação de um médico especialista. Mas afinal, o que são pessoas sedentárias? São aquelas pessoas que praticaram pouca ou nenhuma atividade física durante muitos anos da vida ou a vida toda, e que por isso correm o risco de ter alguma doença ou problema cardíaco que pode vir a se manifestar justamente quando ela inicia uma atividade física de maneira repentina e sem avaliação prévia ou orientação. É como se o corpo, acostumado a ficar em repouso, fosse pego de surpresa. Existe o risco de ela ser portadora de algum problema que se manifestará quando ela começar a se exercitar. Existem problemas do coração, dos vasos sanguíneos e outros que podem ficar silenciosos

Por isso, antes de tudo, essas pessoas devem buscar o médico, que deverá recomendar alguns exames cardíacos, vasculares e metabólicos, para só então saber quais são as condições físicas daquele paciente e quais as atividades que ele ou ela pode praticar em segurança.

Dificuldade para praticar exercícios

Algumas pessoas podem ter dificuldade pontuais para praticar exercícios, como problemas nas articulações ou dificuldades motoras, etc., que devem ser avaliadas individualmente para não serem pioradas durante o exercício físico. Quem tem algum problema assim necessita ainda mais de uma avaliação médica antes de iniciar um exercício físico.

Fora isso, dificuldades iniciais como dores musculares, perda de fôlego, falta de resistência e condicionamento e outros podem ser comuns no início se a pessoa nunca praticou uma atividade física. Isso não significa que a pessoa deve desistir. A continuidade é importante para o tratamento da obesidade.

Escolhendo o melhor tipo de atividade física

Depois de feito todos os exames, se a pessoa estiver liberada pelo médico, é hora de escolher o tipo de atividade física que ela deverá praticar para complementar seu tratamento para obesidade.

Nessa hora é muito importante levar em consideração o objetivo do paciente e contar com a orientação de um profissional da área. Se o objetivo é perder peso, estudos recentes demonstram que as melhores atividades físicas para emagrecer são as mistas, aerobica + anaerobica (de força) como a musculação, por exemplo.

Entre as atividades aeróbicas, que exercitam vários grupos musculares de forma contínua e não muito intensa estão:

  • caminhada em ritmo acelerado;
  • corrida leve ou moderada;
  • ciclismo em ritmo leve ou moderado;
  • natação em ritmo leve;
  • dança;
  • pular corda.

Na atividade física aeróbia, a pessoa exercita vários grupos musculares (pernas, braços, abdome) de forma contínua por períodos relativamente longos de tempo. Durante essas atividades, ocorre um moderado aumento das frequências respiratórias e cardíacas e isso, com o passar do tempo de treinamento, melhora gradativamente o condicionamento físico da pessoa. Além disso, o exercício aeróbico utiliza oxigênio no processo de geração de energia dos músculos, e também para queimar gordura e glicose.

Uma das grandes vantagens do exercício aeróbico é que ele não exige muito investimento em academias, etc. Uma caminhada, corrida, com orientação e preparo, é acessível à maioria das pessoas.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA