Obesidade e desnutrição: É possível estar acima do peso e desnutrido ao mesmo tempo?

Obesidade e desnutrição

Obesidade e desnutrição: Por mais que as pessoas tendem a não imaginar isso, sim, quem está obeso ou acima do peso também pode ter desnutrição.

Desnutrição significa deficiência de macronutrientes e/ou carência de micronutrientes, e não quer dizer “magreza”. Por isso, se a pessoa faz escolhas alimentares erradas, não come a quantidade ideal de proteínas, nem consome o necessário de carboidratos, minerais e vitaminais, mesmo obesa pode, sim, estar desnutrida.

Ainda que a causa de sua obesidade seja o consumo em excesso de calorias, isso não significa que ela está ingerindo a variedade e quantidade de nutrientes que precisa para se manter saudável.

 

Sinais e sintomas

Apesar de a desnutrição nem sempre ter a magreza como um sintoma, a perda de peso é considerada um importante indicador da doença. Então como identificar desnutrição em pessoas obesas? Existem outros sinais, alguns deles são:

  • queda de cabelo;
  • mudança na coloração das mucosas;
  • unhas quebradiças;
  • fadiga;
  • alterações intestinais;
  • problemas metabólicos;

A ocorrência de alguns desses sintomas pode indicar a carência de nutrientes. Por isso, a pessoa deve buscar um especialista. O diagnóstico é confirmado através de exames laboratoriais.

 

Causas

Além da falta de consumo de nutrientes, outra causa da desnutrição em pessoas obesas é a perda da capacidade do organismo de absorver os nutrientes ingeridos, que pode ocorrer quando o paciente ingere em excesso os chamados “antinutrientes”, que são substâncias que atrapalham a absorção dos nutrientes – um exemplo é o glúten.

O que também pode ser causa da desnutrição em pessoas obesas é o baixo consumo de proteína. Se há muito consumo de carboidrato e pouco consumo de proteína, há muito risco de ter o que chamamos de desnutrição proteica.

 

Alimentos nutritivos

Os alimentos ultra processados, que se tornaram tão populares por terem um sabor que atrai, possuem um baixíssimo valor nutricional, além de serem calóricos. Por isso, substituir uma refeição por eles, além de contribuir para o ganho de peso, não supre a necessidade de nutrientes da pessoa. Alguns exemplos de alimentos desse tipo são:

  • biscoitos de pacote;
  • refrigerantes;
  • embutidos;
  • salgadinhos.

Já os alimentos com maior valor nutricional são aqueles mais tradicionais e simples, como: ovos, peixes, vegetais verde-escuros e tubérculos.

 

Tratamento

Em caso de pessoas que estão abaixo do peso, por causa da desnutrição, o tratamento pode ser feito com suplementação. Já a para a pessoa que está obesa e desnutrida ao mesmo tempo, uma reeducação alimentar servirá tanto para tratar a obesidade quanto para tratar a desnutrição. Afinal, o tratamento para obesidade não consiste em restrição alimentar, mas sim em consumir a quantidade certa dos alimentos, buscando aqueles que oferecem os nutrientes necessários e com respeito aos horários das refeições.

Isso tudo poderá ser melhor orientado por um profissional que indicará alimentos com a quantidade suficiente de nutrientes e não tão calóricos.

Para complementar o tratamento, é ideal que o paciente busque também, com orientação do especialista, evitar antinutrientes e praticar exercícios físicos.

É ideal também que quem tem obesidade também busque confirmar através de exames se os seus índices nutricionais vão bem.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA