Os homens não vão ao médico com a frequência necessária: precisamos mudar esse comportamento

homens

Um comportamento que já era notado há algum tempo nos consultórios na área da saúde tem sido cada vez mais comprovado através de pesquisas: os homens vão menos ao médico do que as mulheres.

Apesar de essa diferença ser menor hoje do que era há anos atrás, ainda é fato que os homens não buscam auxílio médico com a frequência adequada, ao contrário da maioria das mulheres. E isso impacta diretamente na expectativa de vida deles, que hoje é de sete anos a menos que a expectativa de vida feminina no Brasil.

O padrão percebido é de que os homens não fazem um acompanhamento necessário, nem realização de exames regulares, e também negligenciam sintomas que surgem eventualmente. A maioria tende a procurar serviço médico apenas em situações de emergência.

O acompanhamento de doenças crônicas por parte deles, em muitos casos, também não recebe a atenção devida.

Consequências da negligência

Fazer exames com frequência e ser acompanhado por um médico é necessário. Você provavelmente já deve saber disso. Mas, infelizmente, mesmo sabendo disso, muitos homens não fazem.

É somente a partir de exames e check-ups regulares que é possível avaliar índices de colesterol e outros lipídios. Se esses níveis estão altos, as chances de doenças cardiovasculares também aumentam. Muitos são acometidos por elas sem nem saberem que possuíam fatores de risco revertíveis como o colesterol.

É a partir da realização de exames também que é possível perceber alterações tireoidianas e diabetes.

Além disso, o acompanhamento médico pode frear a evolução da obesidade. E é fundamental para o controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão.

Mas o maior perigo de deixar de ir ao médico com certeza é o fato de uma doença progressiva e grave, como um câncer, por exemplo, ser descoberta tardiamente. Sendo que, em estágios iniciais, com diagnóstico precoce, as chances de tratamento e cura são muito maiores e viáveis.

Por que os homens vão menos ao médico?

Essa é a principal pergunta a ser feita. Porém, é difícil apontar uma única razão.

Mas podemos citar alguns fatores que nos ajudam a compreender por que isso ocorre.

Por exemplo, no Brasil, não existe uma política pública de cuidado com saúde do homem difundida como as políticas públicas de cuidado com a saúde das mulheres e crianças.

Além disso, há inúmeros motivos socioculturais que pesquisadores identificam como possíveis causadores desse comportamento masculino. O fato, por exemplo, das mães estimularem mais as filhas a irem desde cedo no médico, assim como o fato de, culturalmente, serem as mulheres as principais responsáveis pela saúde dos filhos.

Quando questionados em pesquisas sobre o motivo de não frequentarem o médico, muitos homens citam o “medo de descobrirem uma nova doença”, ou ainda a falta de tempo, ou o constrangimento de se submeter a certos tipos de exame.

Porque precisamos mudar esse comportamento

Está mais que claro que essa negligência com saúde por parte dos homens, além de não ter fundamento, coloca a vida deles em risco e diminui sua qualidade de vida e bem estar.

Homens, independentemente da idade, precisam fazer check-up regulares. Principalmente se possuem algum fator de risco (obesidade, tabagismo, dislipidemia ou histórico de doenças familiares). Mesmo que realizem exames com frequência ou não tenham nenhum fator de risco, se sentem algum sintoma adverso, também devem marcar um exame o mais breve possível.

Os motivos que muitos alegam para não irem ao médico também são ultrapassados. Ir ao médico com regularidade é justamente a melhor forma de evitar a surpresa com uma doença grave ou, pelo menos, se assegurar de ter um diagnóstico precoce e a chance de tratar a condição da melhor forma possível.

Quanto à vergonha de fazer certos tipos de exame, isso pode ser corrigido se os meninos, desde a infância e adolescência, incentivados pelos pais, realizam exames regulares. Assim, na fase adulta já estarão suficiente habituados a esses procedimentos para entenderem que são absolutamente normais e necessários. Mas, se o você já é adulto e nunca teve o hábito de fazer exames regulares e hoje se sente constrangido, saiba que não há razão para isso. O médico está acostumado a examinar vários pacientes e isso faz parte da nossa rotina.

Sobre a falta de tempo para visitar o médico que muitos alegam, não é nem necessário dizer que, se ficar doente, o tempo dedicado a saúde será muito maior. Ter tempo para saúde é sempre o melhor investimento. Você não estará investindo só em você e no momento presente, mas em um futuro saudável ao lado de quem você ama.