Mantendo o peso após o tratamento para obesidade.

Manter o peso após conseguir perder os quilos necessários é uma das principais questões envolvendo o tratamento para obesidade. Porém, para melhorar o desempenho pós-perda de peso é necessário que haja uma mudança na mentalidade do paciente, que deve começar junto com o processo de emagrecimento.
O primeiro ponto que o paciente precisa pensar é: a obesidade, assim como muitas outras doenças, é CRÔNICA, isso quer dizer que ela sempre vai exigir tratamento. Se a pessoa emagreceu, isso não quer dizer necessariamente que ela tratou a obesidade. Mas sim, que só tratou o sintoma mais evidente da doença. Além disso, é preciso descobrir as causas, se o seu ganho de peso deriva de uma compulsão alimentar, hábitos pouco saudáveis ou questões hormonais. Somente a partir do cuidado com todas essas questões a obesidade poderá ser tratada como um todo.
Por isso, é correto dizer que não existe “após” o tratamento. A obesidade exige atenção contínua. A reeducação de hábitos físicos e alimentares e acompanhamento médico adquiridos no processo de emagrecimento devem continuar mesmo após a meta de perda de peso ter sido alcançada.
perda de peso
Mesmo os procedimentos cirúrgicos para obesidade não são “curas”, mas sim, tratamentos contínuos, que devem ser aliados a práticas saudáveis.
O risco de engordar novamente é menor quando o paciente realmente trata a obesidade e não só a mascara com uma dieta impossível de se manter a longo prazo.
Esse é outro ponto que deve ser observado pela pessoa logo que ela inicia o tratamento para obesidade: Será que as mudanças alimentares e de hábitos que estou fazendo vão durar? Será que eu realmente quero tratar o meu excesso de peso de forma duradoura ou só quero emagrecer rapidamente? Ao analisar esses pontos, junto com profissionais especializados, as chances de o tratamento para obesidade e a perda peso serem alcançados e mantidos são muito maiores.
Outra questão que nem todo mundo percebe é que é justamente a interrupção do tratamento para obesidade que pode fazer o ganho de peso reaparecer.
Mas, felizmente, existem boas dicas que devem ser aplicadas tanto por quem ainda está no processo de emagrecimento, quanto por quem já emagreceu e deseja manter o peso perdido.

• Praticar atividades físicas regularmente: continue praticando exercícios mesmo após ter emagrecido, pois isso vai garantir que você continuará tendo gasto calórico suficiente e diminuirá os riscos de você recuperar o peso perdido.
  • Reeducação alimentar: consulte-se com profissionais adequados e discuta com ele opções de alimentação saudáveis e menos calóricas que você possa aplicar diariamente em sua vida. Um estilo de alimentação possível de se seguir mesmo após ter emagrecido.
  • Monitore o peso: não deixe de monitorar seu peso porque você emagreceu. Pese com frequência e avalie o impacto de determinadas refeições, eventos ou alimentos em seu peso.
  • Siga com o acompanhamento médio! Esse é um ponto importante, pois é uma tendência das pessoas acharem que após emagrecer elas não precisam mais passar no médico. Mas isso não é verdade! O médico é a única pessoa além de você que conhece suas dificuldades e seu histórico com o peso. Ele saberá te dizer quando você estiver relaxando demais com a alimentação e quando estiver ganhando peso novamente. Ele também poderá monitorar e controlar sua perda de peso, juntamente com você, de forma mais eficiente.
  • Durma o suficiente, controle o estresse e mantenha-se hidratado: tudo isso vai aumentar sua saciedade e te deixar mais apto e disposto a dar continuidade na manutenção do seu tratamento.

E não esqueça que resultados duradouros dependem de ações contínuas.