Quando você deve consultar um endocrinologista?

endocrinologista

Quando consultar o endocrinologista é uma pergunta para a qual a maioria das pessoas não tem uma resposta clara. Diferente de situações de emergência, ou de uma lesão visível, pode ser difícil perceber a necessidade de consultar o endocrinologista, mas nem por isso é menos importante visitá-lo. Especialmente porque a endocrinologia é uma especialidade que cuida e acompanha doenças, muitas vezes crônicas, que impactam no dia a dia e bem estar das pessoas.

Alguns sinais e sintomas podem mostrar que algo não vai bem com a sua saúde e também indicar que a avaliação de um endocrinologista é necessária.

Sinais e sintomas que indicam necessidade de avaliação de um endocrinologista

Ganho de peso

Algumas doenças que são especialidades do endocrinologista, como obesidade, diabetes e hipotireoidismo (baixa função da glândula tireoide) estão associadas ao ganho excessivo de peso.
Por isso, uma alteração maior do que 5% do peso saudável da pessoa já indica que algo não vai bem e que ela deve buscar avaliação de um endocrinologista para investigar a causa do ganho de peso.

Sede e vontade de urinar em excesso.
A sede e vontade de urinar excessivas e recorrente sem nenhuma causa aparente são sintomas típicos do diabetes. Pessoas que possuem histórico familiar da doença na família devem estar mais atentas a esses sintomas e buscar um endocrinologista caso os perceba. Outros sintomas comuns do diabetes podem ser perda de peso repentina e boca seca.

O diabetes é uma das principais doenças tratadas pelo endocrinologista e ocorre quando há uma falha ou ausência na produção de insulina, hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue.

Sintomas de hipo ou hipertireoidismo.

Distúrbios na glândula tireoide, como o hipo e o hipertireoidismo, manifestam sintomas característicos no corpo.
De modo geral, podemos dizer que o hipotireoidismo “desacelera” o organismo enquanto o hipertireoidismo acelera. Por isso, é comum pessoas com hipotireoidismo sentirem sintomas como fadiga, desânimo, ganho leve de peso, queda de cabelo, prisão de ventre e etc. Já no hipertireoidismo pode haver ansiedade, perda de peso, dificuldade para dormir e sudorese.

Sintomas assim merecem avaliação do endocrinologista.

Alterações no ciclo menstrual

Alguns distúrbios hormonais como Síndrome dos Ovários Policísticos podem causar alterações no ciclo menstrual, que vão desde de uma irregularidade no período menstrual a um fluxo muito grande ou por muitos dias seguidos.
Alterações como essas, se não estão sendo causadas por outros fatores, também devem ser investigadas pelo endocrinologista.

Hirutismo

O hirutismo é como chamamos o excesso de pelo incomum que atinge mulheres, principalmente na região da face, buço e queixo, podendo ser acompanhado de acne. Isso pode ocorrer por alterações hormonais como aumento na produção de hormônios masculinos pelos ovários ou glândulas adrenais.
Condições como Ovários Policísticos podem causar essa alteração, por isso esse sintoma precisa ser investigado.

Acompanhamento durante e pós menopausa

Além de buscar auxílio do endocrinologista perante esses sintomas citados, é necessário também, no caso das mulheres, estar atenta aos sinais da menopausa para ter acompanhamento desse especialista nessa fase. Apesar de ser uma fase natural, a menopausa gera sintomas e mudanças fisiológicas que, em alguns casos, necessitam de reposição hormonal indicada pelo médico, além de indicações de uma alimentação adequada para suprir as demandas dessa fase.

Por conta na parada na produção de hormônios, como o estrogênio, que as mulheres sofrem durante a menopausa, sintomas como ondas de calor excessivo, secura vaginal, perda da libido, estresse e ganho de peso são comuns.

Além disso, a queda no estrogênio faz com que os ossos não sejam capazes de absorver cálcio adequadamente , o que eleva o risco de osteoporose, condição que, em todos os casos (não só em mulheres pós menopausa) deve ser avaliada pelo endocrinologista.

Acompanhamento da andropausa

Assim como com as mulheres, as mudanças hormonais também ocorrem em homens de meia idade, trazendo sintomas como cansaço, disfunção sexual e perda da força muscular. Nesses caos, a reposição hormonal indicada pelo endocrinologista também ajuda a melhorar os sintomas.

Sempre que sentir algum sintoma, não hesite em consultar seu endocrinologista e não deixe de fazer um acompanhamento regular com esse especialista caso você possua alguma doença endócrino-metabólica.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA