Reeducação alimentar da maneira correta

Reeducação alimentar

O termo “reeducação alimentar” é muito comum e também muito simples de entender. Consiste no processo adaptação e mudança de hábitos alimentares ruins para hábitos mais saudáveis. Tem como foco a saúde, a perda de peso e a manutenção do peso saudável.
A reeducação alimentar não pode ser iniciada sem a seriedade necessária, mesmo que pareça algo simples de se fazer. Ela é um processo importante, que trata da sua saúde. Por isso, merece ser iniciado da maneira correta. Esse texto vai te ajudar com isso.

Como iniciar corretamente uma reeducação alimentar

Para fazer uma reeducação alimentar com sucesso é preciso repensar os alimentos que você consome diariamente. Além de abandonar hábitos alimentares ruins e fazer algumas trocas necessárias.

Para isso, o primeiro passo é, junto com o seu médico, identificar as principais dificuldades que você enfrenta na busca por uma alimentação saudável. Por exemplo, se você têm dificuldade em comer apenas a quantidade que te satisfaz a cada refeição e acaba exagerando. Ou se você desconta emoções no consumo de alimentos, exagera nos ultra processados, dentre outros.

Objetivos da reeducação alimentar

A reeducação alimentar não propõe mudanças radicais na dieta, pois essas causam grande impacto na rotina e são difíceis de serem mantidas a longo prazo. Pelo contrário, esse processo trabalhado com o médico terá outros focos, que são:

• substituição de alimentos gordurosos e calóricos por alimentos mais nutritivos;
• melhora da relação do paciente com os alimentos;
• preferência por alimentos frescos e naturais;
• preocupação com a ingestão correta de nutrientes;
• melhores hábitos alimentares;
• perda de peso gradual e a manutenção do peso saudável;

O objetivo da reeducação alimentar é fazer com que o organismo da pessoa não sofra um choque, mas consiga se adaptar a um novo estilo de alimentação gradualmente. Obtendo nutrientes essenciais para seu funcionamento e mantendo isso a longo prazo para evitar o efeito “Sanfona” (perda de peso rápida, seguida de reganho de peso rápido).

A importância do acompanhamento médico

Como citei, a perda de peso é apenas um dos benefícios adquiridos com a reeducação alimentar. Além dela, outro importante ganho é o da nutrição. Não adianta nada a pessoa cortar da dieta grupos alimentares por conta própria. Nesses casos, mesmo que emagreça, ela ficará mal nutrida. E, muitas vezes, com problemas de saúde devido à falta desses nutrientes.

E é por isso que o acompanhamento com o médico é tão importante. Por que ele poderá indicar uma reeducação alimentar ideal para o paciente, com base em sua idade, sexo, altura e necessidade de energia diária. Dessa forma, a pessoa poderá alcançar a perda de peso, mas sem deixar de estar bem nutrida e bem alimentada.

Além disso, o médico também poderá indicar atividades físicas ao paciente que irão contribuir com o tratamento.

Outros benefícios da reeducação alimentar

Esse processo de mudança de hábitos alimentares é complexo e completo, porque melhora a relação do paciente com os alimentos. Por isso, se realizá-lo conforme a orientação do médico, a pessoa perceberá inúmeros outros benefícios em sua vida e em sua saúde. Além do emagrecimento, sua disposição melhorará, assim como o funcionamento do seu intestino, seu humor e sua pele.

Leve sua saúde, sua alimentação e seu processo de reeducação alimentar a sério, comece bem!

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA