Saiba como a saúde intestinal interfere no emagrecimento e no ganho de peso

saúde intestinal

O nosso intestino desempenha uma série de funções fundamentais para nossa saúde, como sabemos. E para isso ele abriga diversos tipos de bactérias. Quando essas bactérias entram em desequilíbrio, diminuindo as bactérias boas (protetoras) e aumentando as “ruins” (agressoras), ocorre a disbiose intestinal. Ocorre, basicamente, um desequilíbrio da flora intestinal que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes, causando carência vitamínica. A disbiose causa ainda uma série de outros efeitos nocivos ao organismo, que vão desde intestino preso e/ou diarréia até um aumento da permeabilidade do intestino, o que o torna mais suscetível à absorção de substâncias ruins e de bactérias.

Mas o que nem todo mundo sabe é que além disso, esse desequilíbrio intestinal também pode influenciar no ganho peso!

A disbiose intestinal e o ganho de peso

A disbiose é um fator determinante para obesidade porque a nossa microbiota intestinal é responsável por várias das funções metabólicas do nosso corpo.

Quando a pessoa tem disbiose, a maior concentração de bactérias “ruins” e menor concentração de defesa no intestino alteram a forma com a qual nosso organismo gerencia o consumo e gasto de energia (calorias).

No corpo com disbiose ocorrem interações intestinais que podem levar a distúrbios hormonais que atrapalham o emagrecimento, como, por exemplo, o aumento da grelina, hormônio da fome. Além disso, esse desequilíbrio da microbiota intestinal também pode provocar alterações na forma de armazenamento de gordura no organismo e alterações no controle do apetite.

Diante de condições como uma dieta calórica, rotina pouco saudável e estresse, a captação de energia do corpo humano aumenta e facilita o desenvolvimento da obesidade. Isso ocorre, em grande parte, devido a esse desequilíbrio em questão, nas proporções das diferentes espécies que compõem a microbiota.

Principais causas da disbiose

As causas para esse desequilíbrio intestinal também podem ter haver com os maus hábitos que rondam a obesidade. Entre os principais fatores que causam a disbiose estão:

  • Alimentação desequilibrada;
  • Uso de antibióticos, anti-ácidos ecorticosteróides;
  • Jejum prolongado;
  • Comer muito rápido, mastigar pouco e tomar líquidos com as refeições;
  • Má digestão;
  • Consumo em excesso de açúcar, gorduras e proteínas;
  • Pouco consumo de frutas, legumes, vegetais e alimentos integrais;
  • Consumo de alimentos refinados, sem fibras;
  • Estresse crônico;
  • Deficiência de vitaminas e minerais.

Tratamento
Como cada pessoa tem uma microbiota intestinal única, as abordagens podem ser diferentes, mas visando tanto o equilíbrio intestinal quanto a perda de peso. Independente do caminho a ser tomado, uma mudança nos hábitos alimentares se faz extremamente necessária.

Indivíduos com disbiose e dificuldade de perder peso por conta dela devem tomar bastante água, dar preferência às fibras alimentares encontradas nas frutas com casca e legumes, assim como ingerir farelo de aveia e grãos integrais.

Consumir alimentos ricos em probióticos, que são as bactérias boas para o intestino, como iogurte natural, também são boas opções para controlar esse desequilíbrio intestinal.

Os probióticos são micro-organismos que repovoam a nossa flora intestinal, promovendo benefícios como defesa do nosso organismo e absorção de nutrientes.

Mas, como sempre, o mais fundamental, e primordial, é ter o diagnóstico e orientação médica!

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA