Quais são as consequências do sedentarismo e o que te faz uma pessoa sedentária

Conforme o IBGE, mais de 40% dos brasileiros com mais de 18 anos estão sedentários. Mas afinal, o que é o sedentarismo?

Sedentarismo é mais complexo do que apenas dizer que uma pessoa não pratica atividades físicas. Vamos entender melhor o que é isso e como pode fazer mal para nossa saúde.

O que é sedentarismo?

Tecnicamente falando, uma pessoa sedentária é aquela que gasta menos de 2.200 calorias por dia. No entanto, se a pessoa, apesar de gastar essas calorias por dia, seja através do seu trabalho que exige esforço físico, ou por necessidade de locomoção e movimento durante o dia, ainda assim não dedica nenhum tempo da sua rotina ou da sua semana para uma caminhada ou outro exercício com foco em atividade física, ela também é considerada sedentária.

Logo, ser sedentário é não incorporar em sua rotina nenhum tipo de atividade física. O sedentarismo é um estilo de vida, ou seja, ele se refere a como você passa a maior parte do seu tempo.

Mas ninguém, de um dia para o outro, passa a viver a maior parte do dia sentado ou deitado. O sedentarismo costuma se instalar na vida das pessoas de maneira gradual – como um hábito. E por isso costuma-se dizer que existe, “estágios” do sedentarismo.

1- no primeiro estágio a pessoa até faz ocasionalmente caminhadas leves, mas sem uma rotina de exercícios ou atividade regular.

2- no segundo estágio do sedentarismo a pessoa pode até fazer atividades que gastem calorias no seu dia a dia, mas já não faz nenhuma caminhada ou exercício.

3- no terceiro estágio a pessoa evita qualquer esforço físico e prefere não se locomover a pé, não realizando nenhuma atividade.

4- no quarto estágio a pessoa passa a maior parte do tempo sentado ou deitado e já não pratica um exercício físico há muito tempo.

Consequências do sedentarismo

Claro que, como sabemos, todo esse tempo de inatividade que vai se instalando em nossas rotinas tem seu preço. E na maioria das vezes não é barato. O sedentarismo tem diversas consequências a curto e longo prazo em nossas vidas.

A curto prazo podemos perceber os problemas posturais, que incluem dor na coluna e problemas nas articulações. A tendência, inclusive, é de que pessoas sedentárias tenham mais osteoporose.

O ganho de peso também é outra consequência bastante comum e, com ele, a obesidade e todas as suas complicações. Além deles a pessoa sedentária também costuma sofrer:

  • Cansaço e fadiga excessiva;
  • Perda de força muscular;
  • Distúrbios de sono, ronco e apneia do sono;
  • Dificuldade para realizar tarefas diárias (subir escadas, limpar a casa, etc);
  • O sedentarismo também aumenta o risco de diversas doenças graves, como hipertensão arterial, infarto e AVC.

Ele também está associado a uma maior incidência de casos de câncer de cólon e mama e ao envelhecimento precoce.

Tratando o sedentarismo

Para tratar o sedentarismo é necessário alguns passos:

1- Reconhecer que é sedentário e o quão sedentário você está (volte no primeiro tópico desse texto se ainda tem dúvidas)

2- Fazer uma avaliação médica para ver se você tem algum problema de coração ou nas articulações, ou mesmo obesidade e distúrbios metabólicos que possam interferir no seu retorno seguro às atividades físicas

3- Identificar como você pode incorporar a atividade em sua rotina. Mesmo que você trabalhe o dia todo sentado, tirar alguns minutos para isso todo o dia já vai fazer toda a diferença.

4- Buscar praticar uma atividade que você goste e possa levar adiante

5 – Buscar orientação profissional e seguir com o acompanhamento médico!

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA