Sintomas do diabetes para você ficar atento(a)

Como sabemos, o diabetes é uma doença grave e crônica, que necessita de tratamento para não evoluir para complicações maiores e até mesmo para morte. Mas, em muitos casos, quando a pessoa não faz exames regulares, ela pode nem sequer notar a presença da doença, que tende a avançar silenciosamente e a ter os seus sintomas despercebidos e confundidos com outros sinais. Estima-se que quase 8 milhões de pessoas no Brasil são diabéticas e não sabem. Por isso, nesse texto, vamos falar sobre alguns dos sintomas mais comuns de cada tipo de diabetes para você ficar atento(a).

Diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 se caracteriza principalmente por uma deficiência crônica do organismo na produção de insulina, e por isso ele se manifesta já nas primeiras fases da vida, infância e adolescência. Alguns de seus sintomas mais comuns são:

• Fome frequente e excessiva;
  • Sede constante e que não passa;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor e irritabilidade;
  • Náusea e vômito.

Diabetes tipo 2

O Diabetes tipo 2 se desenvolve a partir de uma resistência que o organismo adquire sobre a ação da insulina no organismo. Seu avanço é lento e por isso os primeiros sintomas podem ser silenciosos e a pessoa só notar quando surgirem complicações (como neuropatias), mas entre os sintomas podemos citar:

• Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Vontade de urinar diversas vezes;
  • Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Visão embaçada.

Diabetes Gestacional

O diabetes gestacional surge devido a mudanças hormonais no corpo da mulher e às necessidades de fornecer nutrientes ao corpo do bebê. Seus sintomas são bastante parecidos com os do diabetes tipo 2, e além de aumento exagerado do apetite, cansaço excessivo, vontade de urinar frequente, visão turva, sede e náuseas, ela pode sofrer também ganho de peso excessivo.

O bebê também fica exposto a níveis elevados de glicemia e de insulina, o que estimula o ganho de peso excessivo e crescimento desproporcional de alguns órgãos. Isso também leva ao risco de hipoglicemia nos primeiros dias de vida do bebê. A hipoglicemia pode ser um quadro grave, que leva a convulsão, coma, lesão neurológica permanente e, em alguns casos, morte.

Causas

O cansaço constante é um dos sintomas mais comuns em pacientes diabéticos. Isso ocorre porque a doença faz com que a glicose não chegue em quantidades suficientes até as células, o que causa falta de energia e compromete as funções diárias, a fome excessiva também ocorre por esse mesmo motivo. Como as células não recebem a glicose necessária, o corpo pede mais combustível.

Já a sensação de sede excessiva quase sempre relatada por pacientes com diabetes descompensado se deve ao esforço do organismo de eliminar o excesso de glicose. O corpo tenta eliminar o açúcar em excesso no sangue através dos rins. Por isso a pessoa urina muito, sofrendo com desidratação e consequentemente sentindo mais sede.

Ao notar qualquer um desses sintomas com uma frequência ou intensidade além do normal, deve-se procurar um médico assim que possível para fazer exames. No caso de gestantes, o diagnóstico no início da gravidez é ainda mais imprescindível.