Você sabia que o tabagismo antecipa a menopausa?

tabagismo

Que o cigarro causa inúmeros prejuízos para todo mundo que é fumante, não é nenhuma novidade, não é? Mas, para as mulheres, o tabagismo significa ainda um risco a mais: o de antecipação da menopausa.

A menopausa marca o fim da fase reprodutiva da mulher. É um processo natural do organismo feminino que costuma ocorrer em torno dos 50 anos, mas se ocorre antes dos 45, é considerada precoce. A menopausa precoce costuma ocorrer em cerca de 5% das mulheres e o tabagismo é um dos principais fatores de risco.

O tabagismo pode antecipar a menopausa em até dois ou cinco anos. O risco de antecipação é proporcional à carga tabágica da mulher. Ou seja, a quanto tempo ela fuma e a quantos cigarros consome por dia.

Por que o tabagismo antecipa a menopausa?

Existem algumas razões pelas quais o fumo antecipa a menopausa, uma delas é que o monóxido de carbono presente no cigarro reduz o volume de oxigênio levado aos órgãos. Assim, diminui-se a irrigação dos ovários, o que faz com que eles parem de produzir estrogênio mais rapidamente.

Além disso, a nicotina aumenta a velocidade com que o corpo gasta o estrogênio.

A antecipação da menopausa é algo ruim?

A menopausa é uma fase que altera drasticamente o organismo da mulher e sua antecipação pode trazer muitos prejuízos a médio e longo prazo.

Isso por que o estrogênio que a mulher para de produzir na menopausa possui outras funções no corpo. Ele é um aliado do coração que estimula a dilatação dos vasos, facilitando o fluxo sanguíneo. Quando o nível desse hormônio diminui ou sua produção cessa, o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares como AVCs e infarto aumenta.

A mulher depois da menopausa também está mais vulnerável a ter osteoporose, pois o estrogênio auxilia na absorção de cálcio. E esse risco aumenta ainda mais no caso de mulheres fumantes, pois além de alterar a produção de estrogênio, as toxinas do cigarro diminuem o osteoblasto, célula produtora da matriz da massa óssea. Por isso, fumantes podem chegar a perder 1% de massa óssea por ano

Outras causas a longo prazo da antecipação da menopausa podem incluir mudanças de humor, disfunções cognitivas, perda da densidade óssea, aumento do risco cardiovascular e disfunções sexuais.

Como identificar

Se a mulher é fumante e perceber algum dos sintomas característicos da menopausa como insônia, secura vaginal, irritabilidade, calores excessivos, disfunção sexual, alterações de humor como depressão e ansiedade e ganho de peso, ela deve procurar um endocrinologista, mesmo que ainda não esteja na idade prevista para a menopausa.

O que fazer

Para prevenir a menopausa precoce, claro, é necessário parar de fumar. Quanto antes acabar com esses vício, mais chances de se evitar a antecipação da menopausa.

Mas se a mulher já entrou no período do climatério, que é a fase que antecede diretamente a menopausa, ela pode minimizar os efeitos através de um tratamento com endocrinologista aliada à prática regular de atividade física e boa alimentação.

Por isso, a principal medida é deixar o tabagismo e buscar auxílio de um médico especialista.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA