Triglicérides elevados: o que são e o que causam

Triglicérides

Os triglicérides são reservas de energia produzidas pelo corpo humano e adquirida através da alimentação que serve como combustível para nossos músculos.

Em si, o triglicérides não faz mal, mas quando essa reserva de energia não é gasta, os triglicérides passam a se acumular no tecido adiposo (gordura). São, inclusive, o principal responsável pela gordura corporal.

Além disso, os triglicérides, quando em quantidades muito altas em nosso organismo, se acumulam na parede das artérias, representando um risco cardiovascular maior e maior chance para doenças como AVC e infarto.

O triglicérides elevado também pode causar inflamação no pâncreas (pancreatite), gordura no fígado (esteatose hepática) e aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Causas do triglicérides elevado

As principais causas para os triglicérides subirem além dos níveis adequados estão na alimentação.

Isso acontece porque, além da produção natural que ocorre em nosso organismo, também adquirimos esse lipídio através do consumo de certos alimentos como carboidratos, farinhas brancas, alimentos gordurosos, principalmente aqueles de origem animal, como carnes, leite e queijos amarelos.

Se a pessoa exagera no consumo desses alimentos e não pratica atividade física, há maiores chances de ela adquirir altos níveis de triglicérides.

Outras causas para a elevação nos índices de triglicérides são:

Sedentarismo;
Obesidade;
Diabetes;
Hipotireoidismo, entre outros.
Causas genéticas também podem ser as responsáveis pelos altos níveis de triglicérides.

Sintomas

Triglicérides elevados a princípio não apresentam nenhuma sintoma, por isso é importante fazer o exame para avaliar os níveis no organismo. Mas, dependendo do índice e principalmente se o triglicérides alto for de origem genética, a pessoa pode apresentar xantomas, que são placas de gordura amareladas que se destacam sobre a pele e parecem lesões.

Quanto à frequência dos exames, recomenda-se a realização ao menos uma vez por ano, principalmente para pessoas que possuem fatores de risco para triglicerídeos elevado.

Triglicérides: Fatores de risco

Alguns fatores de risco que podem favorecer o surgimento de triglicérides elevados são:

Diabetes não controlado;
Acúmulo de gordura abdominal (visceral);
Alcoolismo;
Obesidade;
Resistência à insulina;
Síndrome metabólica;
Hipotireoidismo não tratado.
Diagnóstico

O diagnóstico de triglicérides elevado é feito através de um exame de sangue, como parte de um perfil lipídico do paciente que também irá avaliar seus níveis de colesterol HDL e LDL.

Os valores de referência, embora possam variam de acordo com algumas condições específicas, geralmente são:

Menor ou igual 150 mg de triglicérides por 100 ml de sangue, considerado níveis saudáveis e normais;

Até 200 mg é considerado limite (a pessoa deve ficar alerta). Acima disso é considerado trigliceridemia alta (altos níveis de triglicérides que podem implicar em riscos para a saúde).

Após o diagnóstico, o ideal é que o paciente seja acompanhado por médicos e profissionais especialistas, nutrólogo, cardiologista, endócrino e nutricionista para que possa tratar a condição.

A principal abordagem de tratamento consiste em mudanças de hábitos alimentares e prática de atividades físicas, além de alguns medicamentos quando só essas mudanças no estilo de vida não forem o suficiente para baixar o nível de triglicérides.

O ideal é estar sempre em dia com o monitoramento dos índices de triglicérides, para que uma possível alteração seja diagnosticada o mais cedo possível e assim o paciente possa iniciar o tratamento antes que haja alguma complicação causada pela trigliceridemia alta.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA