Tudo o que você precisa saber sobre colesterol.

O colesterol é uma gordura que compõe as membranas das células e por isso está presente em todo o nosso corpo. Inclusive no sangue, coração, cérebro, nervos, pele, intestinos e músculos. Nosso corpo necessita do colesterol para auxiliá-lo nas diversas funções vitais. Como na produção de alguns hormônios, incluindo testosterona, cortisol e estrógeno e também na produção de vitamina D e ácidos biliares, além da metabolização de outras vitaminas.
Ele é sintetizado no fígado e depois conduzido pelo sangue por lipoproteínas que o distribuem para todas as células do corpo.
Os principais tipos de colesterol produzidos são o LDL e o HDL. O LDL (Low Density Lipoprotein- que em português significa “Lipoproteína de Baixa Densidade”) é composto por mais gorduras do que proteínas. Por sua baixa densidade, ele flutua pelo sangue e pode se acumular na paredes das artérias, causando entupimento e consequentemente aumentando o risco de doenças coronarianas. Por isso ele é chamado de colesterol “ruim”.
Já o HDL (High Density Lipoprotein- que em português significa “Lipoproteína de Alta Densidade”) possui mais proteínas do que gordura. É denso e por isso não é capaz de se acumular nas artérias. Ele também conduz o colesterol ruim para o fígado para que este seja eliminado do organismo, protegendo-nos do risco de doenças coronarianas. Daí o nome colesterol “bom”.
O colesterol alto ocorre quando os níveis de LDL estão acima do ideal (de acordo com o valor de referência para o paciente). Isso por si só não é uma doença- e não gera sintomas. Mas reduz bastante a quantidade de fluxo sanguíneo que chega aos tecidos do corpo, o que é um fator de risco para doenças como infarto, ataque cardíaco, derrame e aterosclerose.

Diagnóstico

Como o colesterol alto é um fator silencioso, para diagnosticá-lo é importante realizar sempre um check-up. O exame que detecta níveis fora do recomendado de colesterol é o exame de sangue chamado perfil lipídico. Ele deve ser feito com recomendação médica.

Causas

Cerca de 70% do colesterol presente em nosso organismo é produzido por ele mesmo, naturalmente. Os outros 30% são adquiridos através da alimentação.
Por isso, a má alimentação, rica em gorduras trans e saturadas, é uma das principais causas de aumento do colesterol ruim.
Outros fatores que também contribuem para o colesterol alto são excesso de peso, histórico familiar, sedentarismo e hábitos pouco saudáveis como tabagismo e excesso de bebidas alcoólicas.

Controle

A melhor forma de manter o controle dos níveis de colesterol é através de uma boa alimentação, que deve ser rica em gorduras boas e com pouco consumo de gorduras trans e saturadas.
A dieta deve também ser aliada à prática de exercícios aeróbicos para um melhor resultado, pois eles ajudam a estimular a produção da enzima lipase. Isso impede o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.
Quando, mesmo seguindo essas medidas à risca, o paciente não consegue obter melhora em seus níveis de colesterol, então ele e seu médico poderão considerar o auxílio de medicamentos. A medicação recomendada geralmente consiste em estatinas, em um primeiro momento.
Para um melhor controle dos seus níveis de colesterol e prevenção de elevações futuras, esteja sempre em dia com seus exames. Converse com seu médico e mantenha hábitos saudáveis. Sua saúde só tem a ganhar.