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Vergonha de ir à academia: Um das principais dificuldades com a qual as pessoas precisam lidar quando iniciam um tratamento para perder peso é a prática de atividades físicas. Para quem leva uma vida sedentária, se adequar a uma rotina de exercícios pode ser um desafio. Ainda mais se a pessoa não está satisfeita com sua aparência e não gosta da exposição do corpo em um ambiente de prática de atividade física.

 

Se você se identifica com esse sentimento, então preciso te lembrar que o exercício físico praticado de forma regular, inclusive aquele praticado em academias, traz inúmeros benefícios à saúde a médio e longo prazo. Os principais são:

  • Controle da pressão sanguínea;
  • Diminuição do estresse;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Aceleramento do metabolismo;
  • Fortalecimento da função cardiorrespiratória;
  • Fortalecimento da musculatura.

Portanto, não vale a pena deixar de aproveitar todos esses benefícios para sua saúde por um motivo subjetivo como a vergonha de ir à academia.

Não se compare com os outros. Destaquei esse e alguns outros pontos para você levar em consideração e superar essa barreira em busca de um qualidade de vida melhor.

Não se compare com os outros praticantes da academia

A academia é um espaço coletivo de busca e investimento em qualidade da saúde. Mas todos sabemos também que nesses espaços se concentram alguns praticantes que tem corpos muito bem definidos e magros, o que pode te desmotivar se você estiver sofrendo com baixa-autoestima por conta do excesso de peso.
Mas, pensando de forma objetiva em sua saúde, é preciso encarar que essas pessoas têm objetivos e corpos muito diferentes do seu e por isso alcançaram esse resultado. Além disso, provavelmente estão há muito tempo se adaptando a uma rotina de treinos que você só está iniciando agora. Por isso, não se compare, respeite seu corpo, seus limites, e foque nos seus resultados.

Vergonha de ir à academia: Pense a longo prazo

Os benefícios que você irá conquistar com a academia não irão surgir nos primeiros dias ou semanas. Mas você deve ter paciência e enfrentar as dificuldades iniciais até que esteja habituado àquela prática e espaço e comece a observar os resultados dela. Por isso tenha paciência com as dificuldades iniciais mirando nos benefícios futuros.

Vergonha de ir à academia: Evite horários de muita lotação

Se a exposição do seu corpo e a prática de exercícios diante de outras pessoas te incomoda, evite horários de muita lotação. As academias geralmente são mais cheias nos horários do inicio da manhã e noite, e mais tranquilas pela tarde. Dê preferência a esse horário.

É importante também escolher uma boa academia, com bons profissionais, formados em Educação Física, que saberão te orientar e te dar a atenção necessária para você seguir no seu tratamento.

Se de toda forma você não conseguir se adaptar à academia, pratique atividades ao ar livre. Também são ótima opções. Mas não deixe de cuidar da sua saúde por não se sentir à vontade em um primeiro momento.

Experimente também, se tiver essa possibilidade, ter companhia para se exercitar. Ou fazer aulas em grupo, que te ajudem no processo de adaptação.

E lembre-se, cuidar da saúde não é motivo de vergonha! É uma decisão importante na qual você deve se engajar.