Emagrecimento definitivo é mesmo possível?

Emagrecimento definitivo é mesmo possível?

A existência ou não de um emagrecimento definitivo é uma questão complexa demais para ser respondida apenas com “sim” ou “não”.
Assim como o ganho de peso, ele vai depender de uma série de fatores .
Afinal, os motivos que levam uma pessoa a engordar são vários e complexos. Alguns exemplos de fatores que levam ao ganho de peso são: razões emocionais, psicossociais, hormonais, uso de determinados medicamentos e causas genéticas. E nada disso acontece do dia para noite. Ninguém ganha muitos quilos e se estabelece com sobrepeso de uma hora para outra. Da mesma forma, ninguém consegue emagrecer de forma adequada – e manter um emagrecimento saudável – tão rapidamente. Ambos os processos precisam de tempo.
Portanto, se uma pessoa deseja um emagrecimento definitivo, que não vai durar apenas algumas semanas ou meses, ela precisa se adaptar a esse processo e encará-lo como algo permanente.
Tudo aquilo que é estabelecido a longo prazo em nossas vidas exige manutenção e dedicação. O mesmo ocorre, por exemplo, quando você começa a treinar certos músculos. Dia após dia, você vai perceber o fortalecimento daquele músculo. Mas, se depois de alcançar os seus objetivos, você nunca mais treinar, aquele músculo vai encolher e rapidamente você irá “perder” todo o seu esforço.
Com o emagrecimento não é diferente. As chances de recuperar o peso perdido são enormes se você apenas emagrecer através de uma restrição alimentar e atividade física que não poderá manter por muito tempo.
Por isso, emagrecer definitivamente só será possível se houver comprometimento e adesão por parte do paciente. Se ele encarar uma alimentação saudável, bons hábitos e atividade física, não como sacrifícios temporários, mas como elementos que passarão a integrar sua rotina, irão trazer inúmeros benefícios à sua saúde e qualidade de vida.
Nenhum profissional será capaz de te garantir que você nunca mais vai engordar. Mas, com certeza, você conseguirá manter seu peso desejável a longo prazo com mais facilidade se tiver acompanhamento com um profissional, e comprometimento com o plano de emagrecimento que ele te recomendar.
O emagrecimento, uma vez alcançado, exige a manutenção. E essa só é possível a partir de uma reeducação alimentar, da prática de atividades físicas como um hábito rotineiro, do controle dos fatores de ganho de peso e do acompanhamento com um especialista. É ele quem poderá ajudá-lo a manter um peso saudável durante todas as fases de sua vida, independente de fatores externos.

Desvendando mitos sobre o emagrecimento definitivo

Algumas coisas que você precisa saber e que vão te ajudar na busca por um emagrecimento durável a longo prazo:

  • Não existe fórmula mágica;
  • Não é possível manter dietas restritivas e mudanças radicais a longo prazo.
  • Mudanças permanentes e novos estilos de vida são processos que demandam tempo, adaptação e paciência;
  • Você não precisa passar portudo isso sozinho, faça acompanhamento com especialistas que te ajudarão tanto no processo de emagrecimento e manutenção do peso quanto no entendimento dos fatores que te fazem engordar;
  • Você precisa continuar com a manutenção mesmo quando já tiver alcançado seu objetivo se emagrecimento. A manutenção é a chave para o emagrecimento definitivo;
  • Remédios para emagrecer não funcionam sozinhos. Eles só apresentam resultados quando aliados a atividades físicas e alimentação saudável. E somente o médico pode recomendá-los.

Se você tem um objetivo de emagrecimento, não desista, busque ajuda com profissionais, se informe e se engaje.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA