Medicamentos para emagrecer causam efeito rebote?

obesidade

Um dos principais receios dos pacientes que iniciam tratamento para obesidade com medicamentos é em relação ao chamado “efeito rebote”, que seria o suposto ganho de peso causado pelos medicamentos depois que a pessoa para de tomá-los.

Nesse texto vou explicar um pouco mais sobre porque o efeito rebote causado por medicamentos é um mito.

Primeiramente, é preciso destacar que não existe nenhuma evidência científica que comprove que algum medicamento específico para o controle da obesidade possui essa capacidade de estimular o ganho de peso quando o paciente deixa de consumi-lo. Ou seja, cientificamente falando, o efeito rebote não existe.

Mas, mesmo assim, todos sabemos que é comum vários pacientes, após perderem peso com ajuda desses medicamentos, recuperarem tudo novamente. Então, por que isso acontece?

Causas

Podemos dizer que o ganho de peso após perder, conhecido como efeito rebote, é uma reação natural do organismo.

Quando perdermos peso, nosso corpo naturalmente entende que precisa nos compensar daquela perda e por isso nosso apetite aumenta, o gasto energético diminui e o metabolismo fica mais lento. Isso acontece independente de a pessoa estar ou não tomando remédios.

Mas como a maioria dos remédios atuam controlando o apetite e aumentando a sensação de saciedade, isso não é percebido até a pessoa parar de tomá-los, quando a tendência é voltar a sentir um apetite normal, maior do que sentia antes.

Outra questão importante a destacar é que: os medicamentos não curam a obesidade, apenas tratam. Por isso, parar com a medicação sem continuar com nenhum tipo de tratamento é o mesmo que parar com um remédio para hipertensão e esperar que a pressão não volte a subir. Ou seja, se você tem obesidade, que é uma doença crônica assim como hipertensão e várias outras, o tratamento precisa ser contínuo.

Isso não quer dizer que a pessoa vai precisar tomar remédios para o resto da vida, mas sim que ela precisa estar continuamente tratando a obesidade a partir de uma reeducação alimentar e da manutenção de hábitos saudáveis.

Inclusive, o ganho de peso após o emagrecimento é muito mais comum em pessoas que perdem peso sem mudar os hábitos alimentares, sem praticar atividades físicas e sem ser acompanhadas por especialista. Se a perda de peso foi somente devida ao remédio, é muito provável que após parar com a medicação ela vá continuar com hábitos alimentares inadequados e sedentarismo que farão com que recupere todo os quilos perdidos.

O que fazer

O tratamento para obesidade é dividido em duas fases; a perda de peso e a manutenção do peso alcançado. Cumprir com essas duas fases é fundamental para garantir que não haja o chamado efeito rebote.

E, para isso, é necessário não colocar suas expectativas só na medicação, mas aliá-la a um tratamento completo. Se alimentar corretamente, praticar exercícios e ser orientado por profissionais; tudo isso é essencial para tratar a obesidade.

Se o paciente consegue desenvolver esses hábitos, ele pode utilizar a medicação pelo tempo que o médico apontar como necessário e, depois de alcançar a perda de peso necessária, seguir com os hábitos saudáveis e ir diminuindo a medicação lentamente. Tudo isso, claro, quando o especialista disser que já está na hora.

Assim, ele terá a garantia de que seu tratamento será durável e que as chances de ganhar novamente o peso perdido serão bem menores.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA