NutroEndoNews

Cuidar da alimentação diminui o risco de câncer na próstata

No mês de Novembro temos uma das mais importantes campanhas de prevenção à saúde, que é a do Novembro Azul, de combate e prevenção ao câncer de próstata.

Mas, não basta apenas chamarmos atenção para a necessidade do diagnóstico precoce e dos exames de rastreamento da doença. Assim como vários outros tipos de câncer de doenças graves, o câncer de próstata é uma doença que se beneficia (e muito), de bons hábitos de saúde. Homens que têm uma boa alimentação e praticam exercícios físicos correm menos risco de ter a doença e, quando a têm, é de forma menos agressiva.

 

Por que maus hábitos influenciam no surgimento do câncer de próstata?

Pesquisas há muito tempo analisam a ligação entre o desenvolvimento do câncer de próstata e má alimentação e constataram que a taxa de incidência do câncer de próstata eleva-se à medida que os homens adotam um estilo de alimentação cada vez mais rico em frituras, gorduras saturadas e carnes gordas e cada vez menos frutas e vegetais frescos.

Nesses estudos, homens que comem muita carne vermelha ou laticínios ricos em gordura demonstraram ter uma chance maior de desenvolver câncer de próstata. Laticínios, principalmente queijos gordos, também podem aumentar o risco.

 

Como evitar o câncer de próstata através da alimentação e bons hábitos de saúde

Como sabemos, alguns fatores como idade, histórico familiar e raça, são impossíveis de mudar e são determinantes sobre o risco de desenvolver câncer na próstata. Mas o tabagismo, o sedentarismo e má alimentação também aumentam o risco deste câncer e são fatores que podem ser mudados!

Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de evitar a doença. Uma alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com atenção para uma menor ingestão de gordura e carnes gordas, ajudam a diminuir o risco dessa doença. Da mesma forma, fazer uma atividade física de forma regular também é importantíssimo. Pelo menos 30 minutos por dia. A atividade física demonstra efeitos imunomoduladores, aumentando a imunidade e promovendo a vigilância do câncer, os exercícios podem ainda diminuir o estresse oxidativo das células e melhorar os mecanismos de reparo do DNA, diminuindo a possibilidade de desenvolvimento de câncer.

Essas são medidas que auxiliam na manutenção do peso adequado à altura, uma vez que os estudos mostram que o maior risco de câncer de próstata em homens está associado ao peso corporal elevado. Outros bons hábitos como diminuir o consumo de álcool e não fumar também são bem vindos e necessários na prevenção. Apesar de não serem garantia do não surgimento da doença, são boas formas de se prevenir.

 

Quais alimentos consumir mais para uma melhor prevenção desse tipo de câncer

Os alimentos indicados para prevenir o câncer da próstata são os ricos em licopeno, um nutriente chave na prevenção desse e de outros tipos de câncer. Ele está presente em frutas e legumes como tomate, mamão, pitanga e melancia. Também é necessário adotar o consumo regular de alimentos ricos em fibras e antioxidantes, como sementes e castanhas. Castanhas do Pará, sementes de abóbora e de girassol são bons exemplos.

Chás verdes também são bem vindos, assim como alimentos ricos em selênio e frutas e legumes em geral.

Atendimento

Segunda à Sexta, das 8H às 20H

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

Campos dos Goytacazes

Rua Conselheiro Otaviano, 84 Ed.

Alexander Fleming, sala 202  Centro, Campos dos Goytacazes 

Rio de Janeiro | CEP: 28010-140