Qual é a periodicidade ideal para as refeições? Temos que comer de 3 em 3 horas?

É muito comum ouvirmos que quem quer perder peso e ter uma alimentação saudável precisa comer periodicamente de três em três horas. Mas será que isso é mesmo verdade?

Esse é um mito que se originou da crença em que comer pelo menos de três em três horas aceleraria o metabolismo. Mas, a verdade é que estudos demonstram que essa aceleração é irrelevante, e não chega a contribuir para a perda de peso: o que importa mais é o que você come!

Em resumo, a constatação científica é de que não há vantagens consistentes em fazer mais ou menos refeições ao longo do dia, pensando no gasto calórico do organismo, e que não existe diferença metabólica entre comer uma ou várias refeições diariamente se a quantidade de calorias e nutrientes ingerida é a mesma.

Então, quando comer? Existe periodicidade ideal?

A conclusão após tantas pesquisas de alimentações guiadas apenas pelo horário, é de que não faz sentido (e nem funciona, quando o intuito é emagrecer) comer em horários pré-determinados. Cada pessoa possui motivadores de fome diferentes. Há fatores naturais que nos fazem sentir fome ao longo do dia e que variam de pessoa para pessoa conforme sua condição e composição corporal, metabolismo, biotipo, gênero, atividade desempenhada (se gasta mais ou menos energia durante o dia), qualidade e horas de sono e outros vários fatores.

Considerando essas variáveis, uma pessoa pode sentir necessidade de comer em diferentes horários. Logo após acordar, ou mais perto do horário do almoço. E está tudo bem comer apenas quando sentir fome, desde que se coma bem e alimentos saudáveis que garantam saciedade, nutrientes, e a energia necessária.

A recomendação quanto à periodicidade das refeições é basicamente: comer quando temos fome; e parar de comer quando estivermos saciados. Mas é preciso atenção! Alguns fatores, como distúrbios de ansiedade e compulsão alimentar, podem fazer você sentir fome e vontade de comer mais vezes ao dia. Isso ocorre principalmente se você, a cada refeição, consome alimentos que não te dão saciedade necessária, ou apenas saciam momentaneamente, fazendo com que sinta fome pouco tempo depois. Alguns, como as massas brancas, liberam uma alta dose de glicose no sangue de uma única vez, que é absorvida rapidamente e faz com que a saciedade não dure.

Por isso, também não adianta apenas pensar na quantidade de calorias se você não come alimentos que te satisfazem completamente e continua sentindo fome ao longo do dia.

O ideal é sempre priorizar, nas primeiras refeições do dia, quando você sentir fome, consumir alimentos ricos em fibra, proteína e gorduras boas, que farão você se sentir mais saciado e com mais energia ao longo dia.

Se há algum transtorno, como ansiedade, ou compulsão, que interfere na sensação de fome, e motiva a comer mais, esta condição também deve ser tratada separadamente para que você saiba exatamente quando seu organismo está necessitando de alimento, ou quando é apenas um desejo psicológico ou emocional.

E claro, quando o objetivo é perder peso, a conta só fecha se o número de calorias for igual ou inferior às calorias gastas através de exercícios físicos, o que novamente prova que a periodicidade pouco interfere na qualidade da alimentação ou na perda de peso.

E, tão importante quanto, é também sempre fazer uma avaliação com um endocrinologista para analisar suas necessidades físicas e características que formam sua necessidade alimentar.

AGENDE UMA CONSULTA