Além do açúcar: refrigerantes também fazem mal porque aumentam a sensação de fome

Refrigerantes

Todo mundo sabe que refrigerante é diferente dos sucos normais e de outras bebidas, não é? Ele é mais refrescante, mais ácido e seu sabor é diferente. Mas também sabemos o quanto essa bebida pode ser prejudicial para a nossa alimentação e saúde, certo?

Alguns dos principais elementos que compõe os refrigerantes são: água, açúcar e gás carbônico. Somente o açúcar é responsável por cerca de 11% da composição dessas bebidas e por isso ele sempre foi apontado como o principal motivo que torna os refrigerantes extremamente calóricos e prejudiciais à saúde.

Mas, infelizmente, não é só isso.

O gás carbônico

O gás carbônico adicionado aos refrigerantes é o que confere a essas bebidas o seu sabor ácido, suas borbulhas e sua refrescância. Mas estudos recentes coordenados por universidades internacionais, constataram que esse gás carbônico presente na composição do refrigerante, uma vez ingerido, faz com que nossas células liberem a grelina: hormônio que nos estimula à sensação de fome.

Nos estudos clínicos realizados, as pessoas que participaram da pesquisa foram dividas em grupos e avaliadas em períodos de tempo iguais, tendo feito refeições iguais. Após esse período cada grupo tomou um tipo de bebida diferente. E os que consumiram os refrigerantes tiveram uma ingestão de calorias significativamente maior que o restante.

Mas então o problema não seria só dos refrigerantes certo? Por que existem outras bebidas que levam gás carbônico em sua composição, como água com gás, por exemplo.

Teoricamente sim. Nesse estudo, mesmo pessoas que consumiram a água com gás ainda tiveram um aumento da grelina. Mas o que torna o refrigerante um problema ainda maior é suas grandes quantidades de açúcar, como já citado.

Grandes quantidades de açúcar e gás carbônico o tornam, além de uma bebida super calórica, também uma bebida que nos estimula a sentir mais fome

Mas por que o refrigerante aumenta a grelina?

Os pesquisadores avaliam que isso possa ocorrer principalmente pela presença de receptores químicos em nosso estômago que, ao detectar o gás carbônico vindo por meio do refrigerante, fazem com que as células no topo do órgão liberem grelina, o que nos faz sentir fome.

O que é a grelina?

A grelina é um hormônio produzido principalmente pelas células do estômago e do pâncreas, que atua junto ao nosso hipotálamo. Sua principal função é controlar nossa sensação de fome. Quanto mais alto seus índices, mais fome vamos sentir, e quanto mais baixo, mais satisfeitos estaremos.

Qual é a melhor bebida?

Ao fim desse estudo, depois de avaliarem os níveis de grelina de pessoas que tomaram refrigerantes, águas gaseificadas, sucos, água pura e águas saborizadas, a conclusão foi de que a melhor bebida é sempre a água pura: a única que não interfere em níveis de grelina e, claro, nem interfere caloricamente.
Bebidas açucaradas artificialmente sem gás ainda fazem mal e o mesmo vale para as bebidas carbonadas com pouco açúcar.

Boas opções quando se quer ter uma bebida diferente são os sucos naturais com adoçantes ou pouco açúcar (ou nenhum), principalmente se a pessoa está tratando um sobrepeso ou obesidade

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA