Síndrome metabólica: o que preciso saber sobre essa condição

síndrome metabólica

Em algum momento da sua vida, você provavelmente já ouviu falar sobre a síndrome metabólica, não é mesmo? Nesse texto, explicarei do que se trata essa condição.

O que é síndrome metabólica?

A síndrome metabólica, na verdade, é um termo que visa a descrever um grupo de fatores de risco que uma pessoa pode ter. E, na maioria dos casos, significa um grande aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e até derrames.

A síndrome metabólica também é conhecida como síndrome da resistência à insulina. Isso porque o que acontece com o corpo humano é justamente uma resistência à atuação do hormônio do metabolismo da glicose (insulina).

Assim, a insulina atua menos nos tecidos do corpo, o que obriga o pâncreas a produzir uma quantidade elevada de insulina, aumentando o seu nível de circulação no sangue.

Principais fatores que podem desencadear a síndrome metabólica

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a síndrome metabólica pode ser diagnosticada quando 3 a 5 desses fatores listados manifestarem-se no paciente:

• Hipertensão;
• Diabetes (ou glicemia alterada);
• Obesidade;
• Colesterol elevado;
• Nível de triglicerídeos elevado;
• Eliminação de proteína através da urina (microalbuminúria);
• Intolerância à glicose;
• Níveis elevados de ácido úrico.

Na grande maioria dos casos, esses fatores desenvolvem-se em decorrência do envelhecimento (principalmente após os 50 anos). Isso torna a síndrome metabólica um problema mais comum em pessoas com idade avançada.
É importante salientar que a maioria das pessoas que tem a síndrome metabólica não apresentam sintomas. Porém, isso não significa que elas não irão integrar o grupo de risco para o desenvolvimento de doenças mais prejudiciais à saúde, como problemas cardiovasculares.

Como tratar e prevenir a síndrome metabólica

A síndrome metabólica, como mostrado anteriormente, é um conjunto de fatores de risco que, quando analisados individualmente, são resultados de uma vida com hábitos sedentários.

Por isso, tanto a prevenção quanto o tratamento da síndrome metabólica estão ligados às mudanças de hábitos do paciente.

O simples início ou aumento da prática de uma atividade física, junto com uma alimentação mais regulada, pode não só te ajudar a tratar esse quadro, mas também preveni-lo. São duas mudanças simples, mas que podem significar uma grande melhora no seu quadro clínico.

Porém, é importante salientar que, em alguns casos, o uso de medicamentos é indicado para a diminuição e o controle das taxas de açúcar e gordura no sangue.

Por isso, caso você apresente estes fatores que desencadeiam esse quadro, procure um profissional endocrinologista para receber acompanhamento e o tratamento mais adequado para o seu caso.

E lembre-se: nada é mais importante do que a sua saúde. Por isso, mantenha seus exames em dia e sempre tenha uma rotina de vida saudável.

Gostou do texto? Leia outros artigos sobre o tema aqui na Nutroendonews!