Bebidas alcóolicas também engordam?

bebidas alcóolicas

Sempre que temos um evento especial ou festa, a mesma preocupação surge, principalmente no caso de pessoas que estão no processo de controlar ou perder peso: será que bebidas alcoólicas engordam?

Algumas pessoas até exageram na bebida acreditando que “emagrecem” ou que beber é melhor do que exagerar na comida. Mas a verdade é que todas as bebidas alcoólicas são calóricas!

Calorias das bebidas alcóolicas

Toda bebida alcoólica é resultante de um processo de destilação ou fermentação a partir do açúcar. Nesse processo a molécula de açúcar (4 kcal) é transformada em álcool (7 kcal) e nisso há um ganho de três calorias. Ou seja, o álcool é mais calórico que o açúcar e tem quase o dobro de calorias.

Quando ingerimos álcool, além de consumir o dobro das calorias do açúcar, nosso metabolismo acaba por priorizar a eliminação desse álcool do organismo e acaba deixando de lado a queima calórica dos alimentos que ingerimos. É como se o álcool atrasasse o metabolismo e, com isso, a gordura dos alimentos vai ficando acumulada no corpo, levando ao ganho de peso.

O que torna as bebidas alcóolicas mais calóricas

A bebida pode se tornar ainda mais calórica a depender do tipo de drink ou coquetel no qual ela é colocada. No caso da caipirinha, por exemplo, o drink pode levar uma grande quantidade de açúcar. Há ainda aquelas batidas que contém leite condensado e outras que são adicionadas a energéticos que, além do alto valor energético, são um problema por conta do excesso de cafeína.

Quantidade de álcool

Como a destilação e a fermentação aumentam o valor calórico, quanto maior o teor alcoólico da bebida, mais calórica ela. Portanto, bebidas com teor alcoólico maior, como destilados, são mais calóricas.

No entanto, é necessário atenção. Pois, a tendência é de que, quando o teor alcóolico é menor, acabemos exagerando na quantidade, como acontece com a cerveja por exemplo. Às vezes é melhor escolher a bebida mais forte (e, portanto, mais calórica), mas que você irá beber menos. Apenas uma taça ou um drink, por exemplo.

Outro ponto que merece atenção é o consumo de comidas associado à bebida. Se a pessoa alterna durante várias horas entre bebidas e petiscos gordurosos, claro que sua ingestão de calorias também será maior.

O álcool e o aumento do apetite

Não é só pelas calorias que o álcool contribui com nosso ganho de peso. Bebidas alcoólicas também ativam sinais cerebrais responsáveis por alertar o corpo de que estamos com fome, o que faz aumentar o nosso apetite. Isso acaba criando um ciclo vicioso entre consumo de álcool e consumo de alimentos.

Por isso a moderação com as bebidas alcóolicas é necessária. Não só por todos os riscos que o álcool pode trazer a curto e longo prazo ao organismo, mas também por sua capacidade de contribuir com o ganho de peso. Além disso, avaliar a sua saúde junto com um médico especialista é necessário para saber como o álcool pode ser equilibrado de maneira saudável em sua dieta.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA