Colesterol alto: quais são os perigos para o coração?

colesterol

Colesterol alto no sangue é muito perigoso para a sua saúde, apesar de ser um problema silencioso. Em outras palavras: o colesterol alto aumenta consideravelmente o risco de adquirir doenças cardiovasculares. Portanto, se você deseja prevenir um AVC, infarto, e outras doenças cardíacas, esteja atento aos níveis de colesterol no seu sangue.

Somente alimentação inadequada causa colesterol alto?

A alimentação inadequada não é a única coisa que aumenta os níveis de colesterol. Os distúrbios metabólicos são a principal causa da doença. Entretanto, estes distúrbios vêm se agravando nos últimos anos, principalmente pelo aumento do sedentarismo, obesidade e diabetes.
Além disso, existem outras doenças e alguns medicamentos que podem aumentar o risco de ter colesterol alto. Assim, no controle do colesterol, a dieta pode apresentar pouco impacto, ainda que seja muito efetiva para outros fatores, como triglicerídeos altos. Portanto, dessa maneira vemos a importância do uso de medicamentos por pessoas com distúrbios metabólicos para o controle do colesterol e, consequentemente, suas comorbidades.

Colesterol e doenças cardiovasculares

Uma vez que uma pessoa com distúrbios metabólicos recebe o diagnóstico, o uso de medicamentos para o controle do colesterol poderá ser receitado para toda a sua vida, já que é uma doença crônica. Além disso, o medicamento não somente controla os níveis de colesterol, mas também diminui os riscos de doença cardíaca.

Em sintonia com isso, há uma diretriz da Sociedade Americana de Cardiologia sobre o assunto. Ela indica o medicamento não para o controle dos níveis de colesterol, mas para atuar contra o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular no indivíduo. Inclusive a potência do medicamento baseia-se nesse risco e não nos níveis de colesterol.

Portanto, jamais suspenda o uso dos medicamentos receitados pelo seu médico por conta própria. Pois mesmo baixando os níveis de colesterol, o médico deve reavaliar a manutenção dos remédios. Assim, se o paciente mantiver um alto risco para desenvolver doença cardiovascular, deverá continuar tomando os medicamentos prescritos.

Dessa forma, além de fazer baixar o colesterol, o medicamento também surtirá efeito anti-inflamatório nas artérias. Portanto, estabilizará as placas de ateroma e evitará, por exemplo, casos de infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular encefálico.

Causas primárias de níveis altos de colesterol:

As causas primárias geralmente estão associadas a doenças herdadas geneticamente da família e síndromes metabólicas. São pré-disposições intrínsecas e sem cura, porém controláveis com o tratamento correto.
Entretanto, as causas secundárias são fatores não hereditários que podem aumentar o risco ou agravar a doença. Em geral podem ser evitadas, curadas ou ao menos controladas. Alguns exemplos são:

• Obesidade;
• Diabetes Mellitus;
• Alcoolismo;
• Insuficiência Renal Crônica;
• AIDS;
• Hipotireoidismo;
• Anorexia nervosa;
• Esteroides anabolizantes;
• Diuréticos tiazídicos;

Qual o Tratamento?

Os pacientes devem ser avaliados conforme suas particularidades, portanto o tratamento depende do risco de a pessoa desenvolver doença cardiovascular e em algumas situações de seus níveis de gordura no sangue.

O tratamento não medicamentoso envolve perda de peso e reeducação alimentar. Assim, é necessário reduzir a ingestão de gorduras ruins (saturadas e trans) e aumentar o consumo de gorduras boas, como as presentes no abacate, azeite de oliva extravirgem e castanhas. Além disso, é importante reduzir a ingestão de açúcares e bebidas alcoólicas, assim como aumentar a ingestão de fibras. A atividade física regular também é uma ótima aliada da sua saúde endócrina e cardiovascular.

O tratamento medicamentoso deve ser receitado por seu endocrinologista.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA