Como deve ser a alimentação durante a gravidez

gravidez

É normal que as gestantes comecem a desenvolver uma preocupação maior com a gravidez, ganho e perda de peso, nutrição, e etc.. E não é para menos. Durante nove meses, tudo o que ela ingere será responsável por nutrir e dar boas condições de desenvolvimento ao seu filho(a). E para ajudar você com algumas das principais dúvidas em relação a como deve ser a alimentação correta nesse período de gravidez, preparei esse texto.

Alimentação X gestação

A alimentação na gestação deve ser suficiente para promover o desenvolvimento fetal completo e também armazenar nutrientes adequados no organismo da mãe para a fase em que ela for amamentar.

Os alimentos consumidos pela mulher nesse período têm um papel determinante, tanto para ela quanto para o bebê e influenciam em fatores como: parto, ganho de peso na gestação e desenvolvimento do feto. Quando feita da maneira correta, a alimentação atua na prevenção de complicações gestacionais, melhora as condições do pós-parto, e garante um bom período de amamentação para mãe e bebê.

Para isso, é necessária uma dieta equilibrada, com ingestão suficiente de todos os grupos alimentares, proteínas, carboidratos, frutas, verduras e legumes. Tudo sem exagero e de forma variada, preparado da maneira mais natural possível e, de preferência, com acompanhamento médico.

Emagrecimento na gravidez

Muitas pessoas recuam só de pensar em emagrecer durante a gravidez. Afinal, isso parece ser um perigo para o feto. Mas a verdade é que, no caso de gestantes com obesidade ou sobrepeso (IMC acima de 30 ou acima de 25), a perda de peso pode ser buscada, de forma segura, com acompanhamento médico durante a gestação. Isso não só pode ser feito, como será benéfico para a gestação e para a gestante e o bebê.

Em uma pesquisa recentemente publicada na revista Obstetrics & Gynecology, os pesquisadores da Universidade de Linkoping, na Suécia, afirmam inclusive que, para mulheres obesas, emagrecer durante a gravidez, pode diminuir as chances de uma cesárea.

Além disso, o emagrecimento ajuda a evitar riscos como o diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia, que podem afetar o desenvolvimento do feto ou até mesmo levá-lo a óbito.

Mas é preciso muita atenção. Dietas restritivas devem passar bem longe das gestantes. Seu organismo precisa de alimentação saudável, equilibrada e balanceada, orientada por um especialista.

Nutrientes benéficos e necessários durante a gestação

  • Ácido fólico — Sua ingestão previne defeitos na formação do tubo neural do feto (estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal).
  • Vitamina B6 — importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e a prevenção da depressão pós-parto.
  • Cálcio — por conta de seu papel na formação óssea do bebê, o mineral é obrigatório na dieta da mãe. O cálcio tem outra nobre função: a de auxiliar a produção de leite após o parto.

Evite

Durante a gestação, o consumo de cafeína (café e chá) deve ser moderado.
É recomendável também evitar frituras, gorduras, alimentos, bem como condimentos (ketchup, pimenta, mostarda e picles). O álcool é um dos principais consumos que devem ficar fora da lista das grávidas, pois afeta o desenvolvimento do bebê.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA