Desequilíbrios hormonais e saúde mental

desequilíbrios hormonais e saúde mental

Desequilíbrios hormonais, além de trazerem diversas consequências fisiológicas, podem influenciar na saúde mental. As alterações nos hormônios podem ter como consequência a falta de libido, alterações de humor, distúrbios do sono e sintomas de ansiedade ou depressão.

Por isso, é necessário o acompanhamento com um endocrinologista. Listarei abaixo alguns dos principais sintomas para que você saiba identificar a possibilidade de algum problema hormonal.

Principais sintomas de desequilíbrios hormonais:

Dificuldade para dormir

A dificuldade para pegar no sono é bastante comum em pessoas que sofrem com estresse ou ansiedade. No entanto, essa dificuldade pode ser consequência de alterações nos níveis hormonais. Melatonina, testosterona, hormônio do crescimento (GH) e hormônio da tireoide (TSH) são alguns exemplos de hormônios que podem afetar o sono quando estão desregulados.

Cansaço excessivo durante o dia

Este sintoma pode estar relacionado com o anterior ou vir de maneira isolada. Assim, pacientes com alterações nos hormônios da tireoide, com baixa testosterona, ou com diabetes descontrolada, podem apresentar cansaço excessivo durante o dia.

Fome em excesso

Existe uma série de hormônios que regulam o apetite. Portanto, se você não tem sinais de saciedade, mesmo após as refeições, pode ser que esteja com alterações hormonais.

Problemas digestivos

Os problemas digestivos não estão diretamente ligados às alterações hormonais. No entanto, o desequilíbrio dos hormônios da fome ou da testosterona pode levar uma pessoa a comer mais do que o normal, ou ingerir muitos produtos que fazem mal à saúde, como doces e fast-food. Assim, os problemas digestivos começam a aparecer.

Além disso, em casos de hipotireoidismo, o organismo inteiro fica mais lento. Sendo assim, o metabolismo e a digestão ficam mais lentos também.

Ansiedade, depressão ou irritabilidade

Alterações bruscas nos hormônios, como as que acontecem nas mulheres durante a TPM ou menopausa, podem trazer sintomas de irritabilidade excessiva, tristeza ou ansiedade. O acompanhamento médico pode ajudar quem sofre com esses sintomas a descobrir se os níveis dessas alterações estão dentro dos limites aceitáveis.

Além disso, outros desequilíbrios hormonais como baixos níveis de testosterona, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, podem vir a causar problemas ligados à saúde mental.

Espinhas ou acne

Excesso de testosterona, em geral, pode causar excesso de oleosidade na pele. O aumento da oleosidade ocasiona o aparecimento de acnes e espinhas. Não pense que isso é um problema exclusivamente masculino. Ainda que em baixos níveis, mulheres também têm testosterona. Assim, quando os níveis de testosterona sobem em uma mulher, ela também apresenta acnes e espinhas, além de outros sintomas como o surgimento de pelos em lugares atípicos do corpo.

Fatores que podem causar desequilíbrios hormonais

Assim como desequilíbrios hormonais podem causar sintomas associados à saúde mental, depressão, ansiedade e estresse podem causar alterações hormonais. Além disso, outros fatores como excesso de peso e o uso de certos medicamentos de maneira contínua podem trazer problemas para o seu metabolismo.

Um exemplo comum do impacto de hormônios na saúde mental é o uso de anticoncepcionais. A pílula pode induzir a um quadro depressivo em consequência da quantidade de hormônios presentes nela, causando uma alteração brusca no organismo da mulher. Além disso, o medicamento afeta diretamente a produção de vitamina B6 no organismo, substância responsável pela produção de neurotransmissores. Quando os neurotransmissores não atuam como deveriam, ocorrem alterações consideráveis no humor.

O que fazer?

Em geral, os problemas hormonais devem ser analisados caso a caso, por isso é tão importante o acompanhamento com um endocrinologista. Além disso, em casos de sintomas depressivos ou de ansiedade, é essencial o tratamento multidisciplinar, visto que o quadro pode ter origem fisiológica ou psicológica. Ou seja, nesses casos, não vá somente ao psicoterapeuta e ao psiquiatra, mas consulte, primeiramente, um endocrinologista, para saber se o seu organismo está funcionando como deveria. A partir disso, será possível aplicar um tratamento mais assertivo.