Diabetes Gestacional, causas tratamentos e prevenção

diabetes gestacional

Quando o assunto é diabetes, é comum falarmos apenas de dois tipos: o tipo 1 e o tipo 2. Mas você sabia que existe, além desses, um outro “tipo” de diabetes. Ele é o chamado diabetes gestacional, que ocorre em gestantes devido a mudanças no organismo das mulheres durante a gravidez. Nesse texto, irei explicar um pouco melhor sobre essa condição.

O que é diabetes gestacional?

A diabetes gestacional ocorre porque, quando a mulher engravida, suas células se tornam um pouco mais resistentes à insulina. Isso faz com que a quantidade de glicose no sangue suba. Até certo ponto, isso é normal.

Mas, se o pâncreas não consegue vencer essa resistência das células à ação da insulina, ocorre a diabetes gestacional, condição que pode causar problemas tanto na gestação quanto para o feto e para a mãe. A diabetes gestacional é uma condição presente em 2 a 4% das gestantes.

Fatores de risco para desenvolvimento de diabetes gestacional

Alguns fatores contribuem para uma maior probabilidade de desenvolver esse problema, entre eles:

• Gestantes que têm idade mais avançada;
  • Histórico familiar de diabetes;
  • Gestantes com sobrepeso;
  • Gravidez de gêmeos (ou mais) e
  • Hipertensão.

Mulheres que possuem algum desses fatores de risco devem estar mais atentas para a prevenção da diabetes gestacional.

E o primeiro passo para prevenir essa condição é justamente conhecer os seus fatores de risco e tratá-los ( como no caso do sobrepeso, por exemplo). Além disso, deve-se apresentar ao seu médico, que acompanhará durante a gestação todos os fatores de risco para a doença.

Para evitar a diabetes gestacional, também é fundamental seguir com comprometimento uma dieta saudável e balanceada durante a gestação, bem como praticar atividades físicas com orientação e realizar todo o pré natal e exames corretamente!

Diagnóstico

A diabetes gestacional pode ser diagnosticada a partir da 24ª semana de gestação, através de exames de glicemia em jejum e após ingestão de glicose.

Complicações

O aumento de glicose na gestante, devido à diabetes, pode causar o crescimento excessivo do feto. Condição conhecida como Macrossomia Fetal, que dificulta o parto. Além disso, a diabetes gestacional também pode causar hipoglicemia neonatal no bebê, que consiste em uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue do bebê nas primeiras 24 a 72 horas após o nascimento. A diabetes gestacional também aumenta o risco de a mãe vir a ter diabetes tipo 2 após o nascimento do bebê (mesmo que a condição esteja controlada durante a gravidez) e de o bebê vir a ter diabetes na fase adulta.

Tratamento para a diabetes gestacional

Uma vez diagnosticada com a diabetes gestacional, a paciente deve ser acompanhada de perto por um endocrinologista. O tratamento para essa condição consiste em um controle glicêmico rigoroso através da alimentação e da prática de atividades físicas, que deve ser orientada, para ser segura para a mãe e para o bebê.

Se essas medidas não derem resultado no controle da diabetes gestacional, o médico pode indicar que a gestante utilize insulina para um melhor tratamento. E vale destacar que a insulina é completamente segura para o bebê e para a gestação!