Diabetes Infantil: Você sabe o que é?

Diabetes Infantil

Na grande maioria das vezes em que pensamos sobre o diabetes, o relacionamos a pessoas já adultas, pois vemos a ocorrência da doença como um resultado de um longo período de hábitos e costumes não saudáveis. Porém, a diabetes pode atingir também o público infantil, seja com tipo 1 ou 2.

Mas o que é diabetes infantil?

Assim como o diabetes que atinge, em sua maior parte, o público já adulto, o diabetes infantil é caracterizado por uma grande quantidade de glicose circulante no sangue do paciente.

Esse acúmulo de glicose pode acontecer em decorrência de uma deficiência na própria produção de insulina pelo corpo da criança (tipo 1), ou por consequência de hábitos não saudáveis (tipo 2).

Diabetes Infantil do tipo 1

O diabetes do tipo 1 é o que mais afeta o público infantil. Ele acontece por conta de uma deficiência das células do pâncreas encarregadas pela produção da insulina (hormônio que dirige o açúcar do sangue para as células, evitando que ele se acumule na corrente sanguínea).

Geralmente, a diabetes infantil do tipo 1 possui uma causa genética. Ou seja, a criança já nasce com essa condição. E ela não possui cura.

Mas, é possível viver uma vida longa e saudável controlando a doença através de medicamentos. Para isso, é preciso que haja um acompanhamento profissional desde muito cedo, para que o uso da insulina (medicamento responsável pelo controle dos níveis de açúcar), seja feito de acordo com o caso em questão.

Diabetes Infantil do tipo 2

Mesmo que o diabetes do tipo 1 seja o mais comum, o tipo 2 também pode desenvolver-se em crianças.

Porém, diferente do diabetes do tipo 1, causado por problemas genéticos, o diabetes infantil do tipo 2 acontece em decorrência de hábitos de alimentação pouco saudáveis e da falta de atividades físicas.

Mas, este caso pode ser revertido. Se identificado ainda na fase inicial, o diabetes infantil do tipo 2 pode ser revertido a partir da adoção de uma alimentação mais saudável e da criação de uma rotina de atividades físicas.

Principais sintomas do diabetes infantil

É muito importante que, caso a criança apresente algum dos sintomas, os pais procurem profissionais indicados para que o caso seja acompanhado e verificado.

Os principais sintomas são:

• Constante sensação de sede;
• Boca seca;
• Muita vontade de fazer xixi (também no período da noite);
• Sensação de visão embaçada;
• Muito cansaço;
• Sonolência;
• Vômitos e náuseas;
• Perda de peso;
• Infecções regulares.

Confirmação do diagnóstico

Ao notar a presença destes sintomas, é necessário que um exame seja feito para a confirmação do quadro de diabetes infantil.

O diagnóstico é realizado através de um exame de sangue feito em jejum. Esse exame possui a função de verificar o nível de glicose que está circulando no sangue da criança.

Caso esse valor seja maior do que 99 mg/dl, pode ser um sinal do quadro de diabetes infantil.

Agora que você já sabe do que se trata a diabetes infantil, como ela ocorre, seus sintomas e efeitos, é importante que priorize sempre a adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Não só para prevenir a ocorrência da doença, mas também para não prejudicar a qualidade de vida do seu filho ou filha.

E aí, gostou do texto? Você encontra mais artigos como esse na NutroEndoNews!