Exame de bioimpedância: como é feito e para que serve

de bioimpedância

O exame de bioimpedância tem como objetivo analisar a composição do corpo do paciente, apontando quais são as quantidades aproximadas de músculo, ossos e gordura. Ele é muito utilizado em academias e como ferramenta de auxílio em consultas de nutrição, podendo ser usado para indicar a melhor dieta para cada caso, ou ainda como método de avaliação dos resultados

Este exame pode ser feito, em média, num período de intervalo de 3 a 6 meses, para que haja um tempo para a comparação. Assim, é possível verificar possíveis evoluções no corpo do paciente.

Para a realização do exame de bioimpedância, são usadas balanças especiais, principalmente a Tanita e a Omron. Ambas possuem placas de metal capazes de conduzir uma corrente elétrica não prejudicial que atravessa todo o corpo.

Essas balanças são capazes de, não só mostrar o peso atual do paciente, como também a quantidade de músculo, gordura, e até de calorias que o corpo queima no decorrer do dia. Sexo, idade, altura, e nível de atividade física, são dados inseridos na balança antes da medição.

Como é feito o exame?

Os aparelhos usados no exame de bioimpedância, através da corrente elétrica que emitem, avaliam a porcentagem de gordura, músculo, ossos e água do corpo.

A corrente elétrica consegue viajar facilmente pela água e, por isso, tecidos muito hidratados, como músculos, por exemplo, a deixam passar. Ao contrário da gordura e dos ossos, que não possuem a mesma quantidade de água, o que dificulta a passagem da corrente elétrica.

E é a partir da avaliação da dificuldade que a corrente elétrica tem de fluir por essas partes do corpo que o aparelho consegue calcular o valor e a quantidade de massa magra e gordura do corpo.

Assim, para que a sua composição corpórea seja descoberta, é preciso apenas subir descalço e sem as meias na balança de bioimpedância. Isso trará um resultado mais preciso da parte inferior do corpo. Para a superior, pode ser preciso segurar o aparelho com as mãos à frente do corpo. Isso caso não haja uma balança que consiga combinar estes dois métodos.

Preparação para o exame de bioimpedância

Para que o diagnóstico seja preciso, é necessário seguir algumas recomendações antes da realização do exame, que são:

• Não comer ou beber café antes do exame;
• Não fazer exercício físico nas 4 horas anteriores ao exame;
• Tomar de 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame;
• Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores;
• Não usar cremes nos pés ou nas mãos.

Além disso, usar roupas leves e pequenas podem ajudar a garantir que os resultados sejam os mais precisos possíveis.

É muito importante que toda a preparação seja cumprida de acordo com as recomendações. No caso da água, caso não haja a hidratação adequada do paciente, a corrente elétrica não conseguirá percorrer o corpo como deveria, podendo dar alguma alteração nos valores analisados.

Em contrapartida, caso a pessoa sofra com retenção de líquidos, é importante que o exame seja feito o mais cedo possível e que o técnico seja informado. Pois o excesso de água no corpo pode também afetar a análise dos valores.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA