Intolerância à lactose: sintomas e diagnóstico

intolerância à lactose

Aposto que você já deve ter ouvido falar em intolerância à lactose. Essa é uma condição bastante comum, mas que ainda causa muitas dúvidas nas pessoas. Se você já sentiu mal estar após o consumo de leite e derivado talvez até mesmo já tenha se perguntado se não tinha intolerância à lactose. Mas afinal, quais são os sintomas dessa condição, como se desenvolve e como diagnosticá-la? No blog de hoje vou te explicar mais sobre isso.

O que é intolerância à lactose?

A lactose é o principal carboidrato presente no leite humano e no leite de outros mamíferos (como a vaca) , sendo uma importante fonte energética na infância e fase adulta.

A nossa capacidade de absorver e metabolizar a lactose é determinada pela enzima lactase, produzida no organismo humano. Por isso, a principal causa de má-absorção de lactose é a não persistência primária (genética) da enzima lactase no organismo. Condição chamada de má-absorção primária de lactose.

Embora seja mais comum nos primeiros anos de vida, a intolerância à lactose primária pode surgir em qualquer momento da vida. Desde o desmame (quando o bebê deixa de consumir o leite materno) até a fase adulta.

Pessoas de qualquer idade também podem ser acometidas pela intolerância à lactose secundária, que é quando ocorre a deficiência temporária de lactase causada por condições que lesam o intestino, como no caso de doenças intestinais.

Sintomas da intolerância à lactose

A deficiência da enzima lactase facilita o contato da lactose não digerida entre com a microbiota intestinal, o que gera um processo fermentativo que provoca sintomas como a diarréia. A prisão de ventre também pode acometer pacientes intolerantes à lactose. Nesses casos, os movimentos intestinais são prejudicados pela lactose não digerida, o que dificulta a evacuação. Outros sintomas são:

• Dor de cabeça: decorrente da fermentação da lactose no intestino que causa também mal estar geral.
  • Gases e inchaço abdominal: os gases também são resultado da fermentação da lactose no intestino, e são responsáveis pelo desconforto e sensação de inchaço na barriga.
    Os sintomas das crises de intolerância à lactose tendem a surgir de 30 minutos a duas horas após a pessoa ter consumido produtos com lactose.

A probabilidade de ter sintomas e reações adversas à ingestão de lactose varia conforme:

• Quantidade de lactose ingerida;
  • Velocidade de trânsito intestinal;
  • Histórico doenças do trato gastrointestinal
  • Transtornos de ansiedade (que podem piorar a absorção e reações).

A quantidade de lactose varia de alimentos para alimentos. Leites possuem maiores concentrações e derivados, em geral, possuem menos. Mas isso varia conforme o derivado, alguns iogurtes, sorvetes e leites condensados possuem mais lactose que outros.

Diagnóstico

Existem diversas maneiras de se fazer o diagnóstico de má-absorção/intolerância à lactose. É comum o médico solicitar o teste respiratório, o exame de fezes e a exclusão alimentar.

A exclusão alimentar consiste em, uma vez que a pessoa já desconfia da intolerância à lactose, ela deixa de consumir qualquer leite ou derivado durante sete dias, se durante esse período ela não sentir nenhum sintoma do mal-estar, então ela deve tomar uma pequena quantidade de leite para observar se ocorre alguma sintoma e qual a intensidade.

Essa observação, juntamente com os outros exames citados, vão ajudar a compor o diagnóstico.