Obesidade na infância e adolescência

obesidade

Todos nós sabemos, hoje em dia, que a obesidade é um sinal vermelho para a nossa saúde, visto que esse problema representa grandes riscos ao nosso bem-estar e pode provocar o desenvolvimento de doenças, como as cardiovasculares, por exemplo.

Mas e quando esse quadro afeta crianças e adolescentes?

Essa é uma preocupação atual, pois ocorreu um aumento no número de casos de jovens com obesidade, o que pode afetar a qualidade de vida e o futuro deles!

Neste texto, explicarei as causas desse problema, seus efeitos, e apontarei formas de prevenir esse quadro!

O que é obesidade?

Obesidade é uma doença crônica na qual ocorre um grande acúmulo de gordura no corpo da pessoa, o que pode gerar uma série de problemas de saúde.

Essa doença pode afetar tanto adultos como crianças e adolescentes.

Além disso, é importante frisar que crianças obesas possuem chances muitos maiores de serem obesas na vida adulta.

Quando uma criança pode ser diagnosticada com obesidade?

Geralmente, esse diagnóstico acontece através da análise do IMC (Índice de Massa Corpórea). Porém, como esse método não é o mais indicado para crianças e adolescentes, deve ser usado, como complemento a ele, um número maior de parâmetros para o diagnóstico.

Portanto, além do IMC, devem ser considerados fatores como a comparação entre a estatura e a idade da criança, e do peso com a estatura e idade.

O que causa a obesidade Infantil?

A obesidade pode possuir diferentes tipos de causas, e isso se aplica aos quadros que afetam os jovens também. Pode ocorrer devido a fatores genéticos, condições clínicas (como problemas na tireoide), ou por questões comportamentais.

Porém, os dois fatores que mais corroboram para o surgimento da obesidade em crianças e adolescentes são: maus hábitos alimentares e sedentarismo.

Nos últimos anos, houve um grande aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, ou ainda alimentos com carboidrato e gordura em excesso.

Os fast-foods fazem parte da alimentação diária de muitas crianças. Alimentos de fácil acesso e ricos em sódio e gordura, são o grande xodó dos jovens, e responsáveis diretos dos casos de obesidade na infância.

Além disso, a falta de atividades físicas na rotina das crianças também é um fator que agrava o número de casos de obesidade. Grande parte dos jovens passam muito tempo assistindo tv, jogando jogos nos computadores e videogames ou ainda navegando em seus smartphones.

Todos esses hábitos acabam roubando a atenção das crianças e dos adolescentes, fazendo com que não sobre tempo para que elas desenvolvam atividades como brincar ou praticar algum esporte.

Ambas as práticas evitariam o sedentarismo e, por consequência, ajudariam a combater a obesidade nos jovens.

Principais consequências da obesidade Infantil

Esta doença pode representar um problema sério para a saúde tanto das crianças quanto dos adolescentes. Isso porque, na grande maioria dos casos, ela acaba sendo a responsável pelo aparecimento de problemas na vida adulta, como doenças cardiovasculares e diabetes.

Além disso, a obesidade pode provocar casos de elevação dos triglicerídeos, dermatites, problemas nas articulações e no aparelho respiratório.

Além disso, problemas ligados a autoestima, ansiedade e depressão, também são muito comuns e podem atrapalhar ainda mais a qualidade de vida das crianças.

Como evitar esse problema?

Como as principais causas desse quadro estão ligadas à má alimentação e ao sedentarismo, a melhor forma de evitar a obesidade nas crianças e nos adolescentes é cultivar bons hábitos, tais como:

• Alimentação mais regrada e saudável;
• Praticar atividades físicas;
• Mais horas realizando brincadeiras ao ar livre e menos tempo em frente às telas;
• Boas noites de sono;
• Acompanhamento profissional quando necessário (nutricionista ou pediatra).

São mudanças simples no dia a dia e que podem afastar de vez os riscos de obesidade das crianças e dos adolescentes. Não deixe que essa doença atrapalhe a qualidade de vida dos jovens! Saúde sempre em primeiro lugar!

E aí, gostou do texto? Ele foi útil? Você encontra mais artigos como esse na NutroEndoNews!

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA