Outubro Rosa: mês do combate ao câncer de mama

câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha que ocorre todos os anos e no mundo inteiro. A sua principal função é alertar e conscientizar a população – principalmente as mulheres – sobre a importância que o diagnóstico precoce possui na luta contra o câncer de mama e os outros cuidados que devem ser tomados para evitar essa doença.

O que é o câncer de mama?

Trata-se de um tumor maligno que ocorre, principalmente, no tecido mamário das mulheres. É um dos cânceres que mais afetam as mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O seu desenvolvimento acontece como a maioria dos tumores. Células anormais se multiplicam e geram cistos que evoluem até o nível de tumor.

Por que esta campanha é tão importante?

O câncer de mama, numa perspectiva populacional, só apresenta menos casos do que o câncer de pele.

Por conta do alto número de casos de câncer de mama, o Outubro Rosa surge como um esforço dos órgãos e instituições para frear o aumento do número de casos em estágio avançado da doença, e, assim, diminuir a mortalidade do câncer de mama.

Essa diminuição está diretamente relacionada com as campanhas de prevenção e conscientização, realizadas pelas mais diversas instituições, e que enfatizam a importância que o diagnóstico precoce possui para o combate ao câncer de mama.

Uma vez que, quando esta doença é identificada ainda no seu estágio inicial, as chances de tratamento e de cura são extremamente altas.

A importância da mamografia

Como citado anteriormente, o diagnóstico precoce oferece uma chance altíssima de cura na grande maioria dos casos. E o exame capaz de oferecer o melhor método de rastreamento da doença é a mamografia.

É um exame radiológico feito na região das mamas, capaz de fornecer imagens detalhadas, favorecendo a identificação de tumores ou cistos nas mamas, muito antes da manifestação de qualquer sintoma.

A mamografia é uma grande aliada na luta contra o câncer de mama, por isso, a campanha Outubro Rosa sempre incentiva a realização frequente dela, tratando-a como um exame de rotina.

Qual é a ligação da mamografia com o câncer de tireoide?

É muito importante frisar que não há ligação entre esses dois quadros.

Muitas pessoas insistem em associar o câncer de tireoide à mamografia. Isso acontece porque a mamografia é um exame radiológico, e a região da tireoide também fica exposta à radiação do exame.

Porém, a radiação, além de não ser agressiva, é feita em um período muito curto. Portanto, não apresenta nenhum risco para a saúde das mulheres.

Por isso, não deixe que o medo te impeça de fazer a mamografia! O exame é indolor, rápido e não oferece qualquer risco à saúde.

Cuidados para a vida

É muito importante que todos esses cuidados, reforçados neste mês de outubro, sejam levados para a vida.

Não deixe os cuidados de lado após o fim da campanha. É fundamental que todos esses hábitos façam parte da vida de todas as mulheres.

Pois, além de proporcionarem uma vida mais saudável e longa, irão elevar também a sua qualidade de vida.

Cuide da sua saúde! E não esqueça: a prevenção é a nossa melhor aliada no combate ao câncer de mama!

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA