Perda de peso repentina? Conheça algumas causas!

perda de peso

Considerando que vivemos em um país onde mais da metade das pessoas é obesa, perder peso é quase sempre algo desejável, não é? Mas, sabia que a perda de peso súbita pode não ser algo positivo, mas sim, sinal de algum problema de saúde? Confira algumas doenças que podem causar a perda de peso súbita.

Sinais de emagrecimento preocupantes

A obesidade é uma doença que só é tratada a partir de um controle de peso saudável. Qualquer emagrecimento repentino e não intencional não é um bom sinal, e pode indicar outra doença que necessita de tratamento.

A pessoa deve observar especialmente se ela perdeu mais de 5% do seu peso total em um curto espaço de tempo sem ter mudado sua alimentação, tomado algum medicamento ou começado a praticar alguma atividade física

Outros sinais de atenção que podem vir juntos com a perda de peso são: fraqueza, queda de cabelos, tonturas, tremores, batimentos cardíacos acelerados, sudorese, sentir muita sede, urinar demasiadamente e alteração no padrão das fezes

Doenças que podem causar perda de peso repentina

Muitas doenças podem desencadear a perda de peso de forma não-saudável e que prejudica a saúde. Entre elas depressão, anorexia, tuberculose, AIDS e várias outras. Mas existem algumas doenças cujo o próprio funcionamento impacta diretamente no peso. E essas doenças também estão bastante relacionadas à alimentação. Por exemplo:

O diabetes pode causar o emagrecimento não-saudável. Pois, entre os efeitos dessa doença está a incapacidade do organismo de usar a glicose como “combustível” para as células. Com isso as células passam a utilizar a gordura corporal como fonte de energia, o que leva à perda de peso.

Doenças do intestino – problemas nessa região, como doença celíaca, intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável e doença de Crohn, são algumas condições que também podem causar emagrecimento. Já que muitas vezes são acompanhadas de diarreia, elas também comprometem o bom funcionamento do intestino e fazem com que o corpo não consiga absorver a quantidade suficiente de nutrientes e fique com um déficit de energia. Quando a causa da perda de peso são essas doenças, geralmente também são comuns sintomas de dor, distensão abdominal e febre (fora a própria diarreia).

Câncer: qualquer tipo de câncer em estágio avançado libera substâncias chamadas de citocinas pró-inflamatórias que aumentam o gasto energético e a perda de massa muscular, além de também estimular a saciedade. O que contribui para o emagrecimento.

Também o hipertireoidismo pode provocar emagrecimento. Porque esse distúrbio tireoidiano leva a um excesso hormonal que induz a um aumento do gasto calórico e rápida perda de peso. Inclusive, a perda de peso associada a outros sintomas ajudam a compor o diagnóstico dessa doença.

O emagrecimento saudável

O emagrecimento saudável deve sempre ocorrer conforme a orientação de um médico dentro de um tratamento para sobrepeso ou obesidade. Ele deve incluir um planejamento alimentar e uma rotina de exercícios físicos, para que a massa magra, importante para o nosso corpo, não seja perdida. Por isso um emagrecimento súbito e grande, principalmente associado a outros sintomas, deve ser relatado ao médico para que possa ser feita a investigação de possíveis doenças e o tratamento delas.