Por que as pessoas desistem do tratamento para a obesidade

tratamento para obesidade

Você sabia que as pessoas com IMC elevado (índice de massa corporal) levam em média seis anos para procurarem tratamento para obesidade?

Tanto a demora pela busca por tratamento quanto a desistência são dois dos principais problemas que dificultam o sucesso do tratamento para a obesidade em tantos casos. Nesse texto vou falar sobre alguns motivos e fatores que influenciam essa demora pela busca e a desistência.

Por que as pessoas demoram para buscar tratamento para obesidade?

Um dos principais motivos que justificam a demora pela busca por tratamento é que as pessoas estão naturalizando cada vez mais o sobrepeso. E não é para menos. mais da metade da população brasileira é obesa. Isso faz com que todo mundo se identifique, e não sinta mais que é “errado” ser assim.

E realmente não é “errado”. Não é isso o que nós da área da saúde queremos pregar, que essas pessoas estão fora de um ideal ou de um padrão. A questão é reconhecer como algo que está debilitando a sua saúde!

Então, se tivermos mais educação sobre a obesidade enquanto uma doença crônica, e se essa percepção dela como doença for melhor desenvolvida na população, com certeza as pessoas buscarão tratamento muito mais cedo. Assim como buscam quando percebem sintomas de outras doenças.

Buscar tratamento para a obesidade não é buscar um ideal de magreza ou se encaixar em um padrão. Mas é buscar tratar algo que está te fazendo mal e que vai trazer consequências no futuro.

Por que as pessoas desistem do tratamento para obesidade?

Há muitos motivos que levam as pessoas a desistirem do tratamento para a obesidade e da perda de peso. Alguns desses motivos são estruturais e precisam ser considerados! Como a dificuldade de acesso (de localidade e financeiro) ao acompanhamento médico, e também o preconceito sofrido por pessoas obesas e várias outras razões.

Mas a falta de motivação é um ponto muito importante e que pesa bastante na decisão de quem desiste de tratar a obesidade. A pessoa de repente pode se perguntar: será que vale a pena tanto esforço? Será que não posso só continuar assim? Será que tantas dificuldades no tratamento podem ser vencidas?

Por que seguir com o tratamento?

Diante desse cenário a informação é cada vez mais necessária. Pois sim! Do ponto de vista médico, científico, psicológico e emocional vale muito a pena seguir com o acompanhamento e tratamento. Pense em todas as dificuldades físicas, cardiorrespiratórias, doenças associadas, pressão alta, falta de disposição… tudo que a obesidade vinha somando ao seu dia a dia. Deixar tudo isso para trás já é motivo suficiente para encarar o tratamento para obesidade com ânimo para superar as dificuldades.

E também é necessário sinceridade. Seja sincero com o médico que os profissionais que te acompanham, diga que está se sentindo desanimado, e não tenha medo de tentar outra atividade ou esporte se sente que aquela que está fazendo atualmente não é a que mais combina com você. Busque orientação, conte para seu médico suas dificuldades em seguir o plano alimentar para que vocês possam pensar juntos em soluções.

Desistir diante das dificuldades não é a melhor opção quando se tem a opção de pensar em conjunto nas melhores opções para o seu tratamento. E é por isso que enfatizamos tanto a necessidade de acompanhamento! Você não precisa (e não deve) enfrentar esse processo complexo sozinho. Ter ao seu lado especialistas que compreendem as suas necessidades, dificuldades, angústias e desejo por uma boa saúde é um grande benefício!

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA