Prolactinoma não é só um nome difícil

prolactinoma

Sendo uma palavra difícil, e um assunto dificilmente falado, o prolactinoma pode causar muitas dúvidas nas pessoas. As dúvidas, geralmente, são sobre o que ela é, seus sintomas, e o que essa doença gera no nosso organismo.

Nesse artigo, esclarecerei essas dúvidas, além de explicar como funciona o tratamento desse quadro.

O que é Prolactinoma?

Prolactinoma é um tumor benigno que se localiza precisamente na glândula pituitária da hipófise. Este tumor acaba gerando um aumento da produção de prolactina, hormônio responsável pelo estímulo de produção de leite pelas glândulas mamárias durante a gravidez.

Esta ampliação dos níveis de prolactina provoca um caso de hiperprolactinemia. Esse problema, geralmente, faz com que apareçam alguns sintomas, ligados aos órgãos reprodutores, que atrapalham a qualidade de vida do paciente.

Tipos de prolactinoma

É possível diferenciar o prolactinoma em dois tipos, a depender do tamanho em que ele se encontra:

Microprolactinoma: diâmetro inferior a 10 mm;
Macroprolactinoma: diâmetro igual ou superior a 10 mm.

Como é feito o diagnóstico do prolactinoma?

O diagnóstico acontece através de uma dosagem de prolactina no sangue do paciente e também por meio de exames de imagem como tomografia e ressonância magnética.

A depender do tamanho do tumor, o tratamento pode ser orientado por um endocrinologista ou ainda um neurologista.

Os principais sintomas

Como já citado anteriormente, os sintomas do prolactinoma estão ligados ao sistema reprodutor do corpo humano. E, dependendo da quantidade de prolactina que circula no organismo, pode acontecer:

• Diminuição da libido;
• Infertilidade;
• Produção de leite materno mesmo sem gravidez;
• Desregulação da menstruação (ou ainda a ausência);
• Impotência sexual (no caso dos homens);
• Crescimento das mamas nos homens.

Porém, mesmo que, geralmente, o aumento da prolactina esteja ligado ao prolactinoma, ele também pode acontecer em decorrência de outros problemas de saúde, como insuficiência renal ou hepática, hipotireoidismo, entre outros.

Portanto, é muito importante que você sempre procure um profissional para realizar o acompanhamento e obter um diagnóstico preciso da causa desses problemas.

Tratamento para prolactinoma

A princípio, o principal objetivo do tratamento do prolactinoma é diminuir os sintomas que ela gera no organismo. Isso significa reestabelecer a fertilidade, regularizar as demais ações do sistema reprodutor, além de controlar o desenvolvimento do tumor e equilibrar os níveis de prolactina do organismo.

O primeiro tratamento, na grande parte dos casos, é receitado por um endocrinologista. São utilizados medicamentos encarregados de controlar essa desregulação do organismo. Um desses medicamentos é a Bromocriptina.

Porém, quando os níveis de prolactina não são regulados apenas com o uso desses medicamentos, é possível que o médico indique a retirada do tumor.

Ele também pode recomendar a realização de radioterapia como um caminho para o controle do tamanho do tumor e um meio de parar a progressão da doença.

É possível se prevenir contra o prolactinoma?

Não existe uma forma exata de prevenção contra o prolactinoma. Porém, é muito importante que o paciente possua uma rotina de hábitos saudáveis. Isso porque, mesmo não sendo possível evitar esse quadro, pequenos hábitos conseguem proporcionar uma melhor qualidade de vida e saúde. Eles também são importantes para evitar complicações mais severas e propiciar um tratamento mais tranquilo e com melhores respostas

Agora que você já sabe do que se trata o prolactinoma, quais são seus sintomas e como tratá-la, é importante que você mantenha sempre os seus exames em dia, e quando necessário, procure um acompanhamento profissional para que esse problema não atrapalhe a sua qualidade de vida!

Gostou do artigo? Você encontra mais textos como esse na NutroEndoNews!