Reconheça e evite médicos charlatões

charlatões

Sempre que uma pessoa quer iniciar um novo tratamento e cuidar melhor da saúde é normal ela buscar pelo melhor profissional possível. Inclusive no que se refere à busca por um peso saudável, as pessoas querem e devem buscar um médico que possa ajudá-las ao longo do processo.

Porém, nem sempre essa escolha é fácil. Visto que a internet está cheia de perfis de especialistas em diversas coisas e por vezes isso acaba confundindo e a pergunta que sobressai é: no meio dessa variedade enorme de perfis e promoções, como saber quem realmente é ético e confiável e como reconhecer os charlatões? Nesse texto vou te dar algumas dicas para aprender a diferenciar.

O que é um médico charlatão?

Um médico charlatão é aquele que tem formação médica, mas está usando esse conhecimento para induzir a tratamentos desnecessários ou para fins puramente comerciais.

Por isso é bom que saibamos reconhecer esse tipo de profissional para evitá-los. Pois, na maioria das vezes ele não vai priorizar o diagnóstico correto e aquilo que é melhor para sua saúde, mas sim o que é mais benéfico para ele em questão de lucro e marketing.

Médicos charlatões geralmente têm ações típicas que merecerem desconfiança e que servem de dicas para reconhecê-los:

1- Eles se autodenominam em especializações que teoricamente só ele tem: Como medicina integrativa, quântica, holística, ortomolecular e etc. Esses termos têm apenas a finalidade de marketing, e não são realmente especialidades médicas reconhecidas pelas sociedades de medicina e pelo conselho federal de medicina (CFM).

2- Eles sugerem terapias alternativas não reconhecidas pela medicina.

3- Eles divulgam “antes e depois” de pacientes, o que é proibido pelo código de ética médico.

4- Muitas vezes usam terminologias muito complicadas para explicar tratamentos e doenças. O uso de palavras “difíceis” é uma estratégia para confundir a pessoa e levá-la a acreditar no que ele está falando e comprar suas sugestões.

5- Eles muitas vezes fazem promessas vazias, como “vou transformar sua vida”. Por outro lado, médicos éticos buscam deixar claro para o paciente que, na maioria das vezes, o sucesso do tratamento é uma consequência do esforço conjunto das orientações, atuação e acompanhamento do médico e também comprometimento do paciente.

6- Médicos charlatões costumam usar protocolos de outros médicos. Geralmente eles fazem isso para se valer do marketing de outros profissionais famosos e afirmam que vão passar para você o tratamento daquele médico. Que também é um charlatão muitas vezes.

7- Eles afirmam que são as únicas pessoas capazes de te ajudar ou curar, e que todos os outros estão desatualizados e ultrapassados. Isso é especialmente contraditório, por que dentro da medicina, quando se descobre um tratamento ou produto novo que possa melhorar a qualidade de vida e o tratamento de pacientes, isso passa a ser disseminado entre todos os médicos especialistas naquela área. Então desconfie desses “milagreiros”.

Na hora de considerar um médico para cuidar de você, busque sempre se cercar de boas referências sobre a formação e especialidade (reconhecidas) dele. E, caso desconfie de algo, busque uma segunda opinião médica. Sua saúde merece seriedade!

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA