Você sabe o que é lipohipertrofia?

Lipohipertrofia

A lipohipertrofia é uma condição que ocorre em pacientes que possuem diabetes dos tipos 1 ou 2 e realizam tratamento contínuo com a aplicação de insulina.

Ela consiste no aparecimento de lesões nos locais nos quais o paciente costuma fazer as aplicações da medicação.

Essas lesões aparecem, geralmente, como nódulos de pequeno porte, com sobreposição na pele.

Quais são as causas?

A lipohipertrofia costuma aparecer por conta da ausência de alguns cuidados durante a aplicação da insulina pelo paciente, como, por exemplo, não realizar rodízio nos locais de aplicação, aplicar a medicação de forma incorreta ou reutilizar a agulha ou seringa para mais de uma aplicação.

Como ela se manifesta?

Esse efeito se manifesta através de lesões no corpo. Elas ocorrem no tecido adiposo subcutâneo, endurecendo a região e causando uma espécie de “caroço” nos locais nos quais a aplicação da insulina costuma ser realizada.

A maioria dos pacientes costuma desenvolver lesões na região do abdômen. Os caroços são facilmente localizados quando o paciente realiza o toque na região lesionada.

Muitos pacientes acabam por agravar a situação mantendo as aplicações no local em que a lipohipertrofia já se desenvolveu. Eles relatam uma redução da dor quando a aplicação ocorre em um ponto já lesionado.

Quais são as consequências?

Na grande maioria dos casos, a maior consequência acaba sendo a estética. Como a lipohipertrofia causa nódulos que se sobrepõem na pele, eles acabam ficando muito visíveis, principalmente na região da barriga.

Além do efeito estético, caso haja uma insistência na aplicação da insulina nos locais das lesões, estudos apontam que pode ocorrer uma redução na eficiência da insulina, o que causa um aumento no nível glicêmico, mesmo após a aplicação da insulina.

Qual é o tratamento?

A primeira ação a ser realizada ao iniciar o tratamento da lipohipertrofia é suspender a aplicação de insulina nos locais nos quais há lesões. Essa suspensão deve ser estendida até que ocorra a recuperação total da região, período que pode levar de meses até anos.

Na maioria dos casos, a região costuma se recuperar sem que seja necessário realizar um procedimento, entretanto, em alguns casos, o médico responsável pode indicar procedimentos ou tratamentos direcionados à causa da lipohipertrofia, para auxiliar no bem-estar do paciente.

A lipohipertrofia não apresenta grandes riscos à saúde. Contudo, é fundamental que haja um acompanhamento profissional, independente do caso. Assim, todas as variáveis serão analisadas, evitando que problemas relacionados à lipohipertrofia prejudiquem a qualidade de vida do paciente.

E aí, você já sabia o que é lipohipertrofia? Achou o conteúdo interessante?

Na NutroEndoNews, você irá encontrar mais textos como esse!