Dicas práticas para conviver melhor com o diabetes

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Quem acaba de receber um diagnóstico de diabetes pode se assustar e até mesmo se perguntar se é possível viver bem mesmo com uma doença crônica que exige atenção como essa.

A resposta é sim! É possível. Com a tecnologia da qual dispomos atualmente, o controle do diabetes se tornou mais efetivo do que era há anos atrás, principalmente porque hoje os pacientes podem ter acesso a muitas informações para aprenderem a conviver de maneira mais confortável e prática com a doença.

Nesse texto falo de algumas delas. Mas é importante lembrar que todas são dicas complementares, que não reduzem a necessidade de um diagnóstico e avaliação médica. Pois, como sabemos, o diabetes é uma doença séria e que precisa ser acompanhada de perto por um especialista.

Aplicativos e sites
O controle diário da glicemia e o gerenciamento de medicações e insulina nem sempre é algo simples de se organizar, e, para te ajudar nesse sentido, existem alguns aplicativos e sites:

1- Glicemia online: é uma ferramenta online indicada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Nela podem ser registrados medicamentos, índices de glicemia do paciente e resultados de exames de hemoglobina. E essas informações podem ser compartilhadas com o médico.

2- Minsulin: é um aplicativo destinado a quem utiliza insulina. Nele é possível calcular a dose de insulina a ser aplicada após cada refeição a partir da contagem dos carboidratos consumidos. Os dados das doses de insulina também podem ser compartilhados com o médico.

3-Glic: diabetes e Glicemia: semelhante aos outros apps, o Glic conta ainda com gráfico de glicemia, diário de glicemia, diário de alimentação, contagem de carboidratos, cálculo de dose de insulina, além de tabela nutricional e algo que é muito importante: o alerta de hipoglicemia.

4- Medisafe: também reconhecido pela SBD, o Medisafe permite gerenciar uma rotina de remédios com lembretes de horários e doses.

5- Glico 2 : é um aplicativo destinado a paciente com diabetes Tipo 2. Ele permite o registro de glicemia antes e após as refeições, o que contribui para um melhor controle, uma vez que a pessoa terá mais condições de avaliar como determinados alimentos afetam sua glicemia. Ele também conta com lembrete para compra dos medicamentos e cálculo de IMC.

Hábitos para conviver melhor com o diabetes

Além do controle da doença em si, é recomendável que o paciente adquira ou tire de sua rotina alguns hábitos, por exemplo:

Acompanhamento nutricional: nem todo mundo reconhece a importância de ser acompanhado nutricionalmente, mas no caso de pacientes diabéticos, essa orientação é super necessária, para que ele possa avaliar melhor suas escolhas alimentares e como elas impactam no nível de açúcar em seu sangue.

Atividade física: sempre recomendo atividade física porque, como você já deve saber saber, ela agrega uma série de benefícios para nosso corpo. E no caso do diabetes, também ajuda a controlar os níveis de glicemia.

Estresse: há muitos indícios de que o estresse – mais propriamente o cortisol, hormônio liberado em situações de estresse – contribui com o surgimento e agravamento do diabetes. Por isso é importante evitá-lo. E atividade física também pode te ajudar a reduzi-lo.

Bebidas alcóolicas: bebidas alcoólicas podem afetar os níveis de glicemia de forma especialmente perigosa para quem é diabético. Consulte seu médico para saber quantas doses pode consumir e evite beber de estômago vazio e exageradamente.

Hidratação: as alterações glicêmicas afetam diretamente a pele, por isso se manter hidratado, bebendo a quantidade adequada de água por dia é fundamental.

Cigarro: não é novidade para ninguém os inúmeros malefícios do cigarro. Além de causar várias doenças, ele também prejudica o controle e piora algumas outras, como é o caso do diabetes. Para ter um bom controle do diabetes, evite o tabagismo.

Essas são só algumas dicas, mas com orientação médica você vai perceber que é possível, sim, encontrar alternativas e viver bem, mesmo com um diagnóstico de diabetes.

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